Fase crítica: moradores de Cristais Paulista passam a ter água apenas 4 h por dia

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 21 de setembro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Medida entra em vigor nesta terça-feira (21) por causa do nível crítico de represa. Moradores passam a ter água das 10h às 12h e das 18h às 20h.

Foto antiga da captação de água em Cristais Paulista. Hoje, o volume está muito baixo

O racionamento de água em Cristais Paulista (a 14 quilômetros de Franca) entra nesta terça-feira (21) na fase vermelha, a mais crítica do plano municipal de abastecimento.

Os moradores passam a receber água em casa apenas quatro horas por dia – das 10h às 12h e das 18h às 20h.

Em nota divulgada à população, a prefeitura informou que o corte de 20 horas por dia se deve à baixa considerável no nível da represa de captação.

Segundo a administração, a fonte de água está cada vez mais escassa e o volume atingiu o nível mais alarmante. A cidade tem 8,8 mil moradores.

Desligamento

“A nova adutora, inaugurada no ano passado, opera há dias com apenas 25% de sua capacidade de água. Diante de tudo isso, aliado a falta de falta de chuva, chegamos ao limite, o desligamento das bombas de captação por 20 horas dia”, diz o comunicado.

Segundo notícia do portal G1, a prefeitura pediu ainda a colaboração da população reforçando a orientação para economizar água.

Na semana passada, o racionamento já havia sido ampliado na cidade por causa do rebaixamento da represa. Os moradores, que já estavam com as torneiras secas das 21h às 8h desde o dia 6 de setembro, passaram a conviver com o corte também das 12h às 17h.

Para piorar a situação, um incêndio atingiu a estação de tratamento de água no dia 12 de setembro afetando a distribuição na cidade. O serviço, que já operava em sistema de racionamento, foi restabelecido um dia depois.


+ Cidades