Faça você mesmo: porque a Apple liberar reparo de iPhone em casa é uma vitória

  • Nene Sanches
  • Publicado em 22 de novembro de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Self Service Repair anunciado pela Apple será lançado no início de 2022 nos Estados Unidos; ainda não há data prevista para o Brasil.

 

Após anos com uma política de controle rígido sobre o reparo de seus produtos, a Apple anunciou nesta semana um programa que vai permitir que os clientes consertem seus próprios iPhones em casa.

O Self Service Repair será lançado no início de 2022 nos Estados Unidos; ainda não há data prevista para o Brasil.

O anúncio foi considerado uma vitória pelos defensores dos direitos dos consumidores nos EUA, que lutam no país para institucionalizar o “direito ao reparo”.

Ou seja, a premissa de que o consumidor pode fazer o que quiser com o produto que comprou, inclusive repará-lo por conta própria, sem ser punido com a perda da garantia ou outras restrições.

Vida útil

Defensores do direito ao reparo também argumentam que as empresas devem facilitar a vida do consumidor que deseja consertar ou até prolongar a vida útil dos seus produtos.

É o caso de quem quer trocar as peças antigas por mais novas, por exemplo, combatendo a obsolescência programada e reduzindo a produção de lixo eletrônico no mundo.

Atualmente, se você precisar consertar seu iPhone ou outro produto da Apple, precisa levá-lo até uma loja da empresa e aguardar enquanto ela redireciona a demanda para uma de suas assistências técnicas credenciadas.

O custo do reparo costuma ser mais alto do que se fosse realizado numa oficina não-oficial, que, por sua vez, pode usar componentes e ferramentas não homologadas também.

Guias de conserto

Segundo a secção Tilt, do UOL, a iFixit, empresa que oferece guias de conserto de diversos eletrônicos, comemorou no Twitter:

“Nunca pensamos que esse dia chegaria”. E fez uma piada com o nome do atual programa de auxílio técnico da Apple (Genius Bar):

“Há algumas pegadinhas, mas ficamos emocionados ao ver a Apple admitir o que sempre soubemos: qualquer pessoa é suficientemente ‘Genius’ para consertar um iPhone”.


+ Tecnologia