Existe idade certa para a felicidade? Pesquisa revela que existe, sim! Saiba qual é!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 10 de outubro de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Olhando para a sua história de vida, você é capaz de apontar qual foi a idade mais feliz?

Você é capaz de dizer em qual idade foi mais feliz?

 

Olhando para a sua história de vida, você é capaz de apontar qual foi a idade mais feliz? Essa pergunta foi feita para 17 mil participantes com mais de 50 anos de uma pesquisa aplicada em 13 países da Europa.

O resultado, divulgado no repositório científico Springer Social Indicators Research, revelou que a idade mais feliz, segundo os entrevistados, é entre 30 e 34 anos de idade.

“Os resultados mostram que a probabilidade de viver o período mais feliz da vida apresenta uma relação côncava com a idade, com um ponto de inflexão por volta dos 30-34 anos e uma tendência decrescente a partir desse ponto.

Retrospectivamente, a meia-idade não é considerada o período menos provável e mais feliz da vida”, disse Begoña Alvarez, professora na Universidade de Vigo, na Espanha, e autora do levantamento.

Além da subjetividade que envolve o objeto da pesquisa, a felicidade, é outro fator impacta o resultado do estudo. Segundo os pesquisadores, a falta de certeza em relação às lembranças do passado também pode ter interferido nas respostas dos participantes.

No entanto, mais do que categorizar o ápice da felicidade na vida do ser humano, a pesquisa tem o intuito de alertar o estado para a qualidade de vida dos cidadãos, já que os dados podem ser usados na elaboração de políticas públicas para pessoas idosas, por exemplo.


+ Comportamento