compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
À medida que você aprende a cultivar e cuidar de oliveiras , tome cuidado, pois há alguns erros comuns que podem reduzir sua vida útil.

Você já se perguntou se pode cultivar uma oliveira com sucesso dentro de casa?
Claro, você pode cultivar uma oliveira (Olea europaea) dentro de casa, mas não terá os mesmos resultados de uma cultivada ao ar livre. Essas árvores têm uma vida longa na natureza, enquanto produzem seus frutos saudáveis e deliciosos que se tornaram um alimento básico da dieta mediterrânea.
Sua árvore interna durará cerca de oito a nove anos sem dar frutos, mas ainda é bonita e ideal para donos de animais de estimação que não querem vegetação tóxica por perto. À medida que você aprende a cultivar e cuidar de oliveiras , tome cuidado, pois há alguns erros comuns que podem reduzir sua vida útil.
Para começar, aprenda sobre as diferentes espécies de oliveiras para que você possa escolher a correta para seu espaço. Especialistas recomendam ficar com uma espécie anã não frutífera para ambientes internos.
Vaso certo
Não colocá-las no recipiente certo é prejudicial ao seu crescimento. Portanto, escolha os recipientes com sabedoria, pois eles devem ser grandes o suficiente para as raízes, permitindo que o solo drene corretamente.
Se você cultivar sua oliveira interna a partir de uma muda, pegue-a de uma árvore que já tenha frutificado. Seja paciente com o tempo e generoso com a água, pois elas precisam de hidratação diária por alguns meses antes que as raízes se fixem.
Não presuma que sua oliveira de interior é mais segura contra pragas do que sua árvore de exterior. Então, verifique-as regularmente e use métodos de prevenção adequados. Ela pode crescer mais do que seu recipiente, então replante conforme necessário.
Lembre-se, as oliveiras são nativas do Mediterrâneo e prosperam em climas mais quentes. Não ter um ambiente adequadamente controlado para esse tipo de árvore pode deixar suas folhas lindas e lisas marrons.
Não bloqueie a luz
Para manter sua oliveira saudável por dentro, dê a ela sol pleno, mas esteja atento ao posicionamento das folhas. Mantenha as folhas longe da superfície da janela, pois isso pode causar queimaduras nas folhas. Sem luz solar adequada, você notará que as folhas da sua árvore começarão a cair durante o inverno.
Portanto, se você mora em um local que não pode fornecer sol pleno o ano todo, você deve usar luzes de cultivo para fazer isso. Quer suas plantas recebam luz natural de uma janela ou luz artificial, gire-as cerca de 90° semanalmente para garantir cobertura total. Luzes fluorescentes ou luzes LED são meios de iluminação artificial ideais. Idealmente, elas devem ter pelo menos 6 a 8 horas de luz por dia de qualquer fonte.
Não deixe que invasores invadam sua oliveira
Na verdade, elas são ainda mais vulneráveis a infestações de pragas. Uma das razões pelas quais elas são mais vulneráveis a doenças é que elas não têm predadores naturais, já que suas parceiras de exterior têm que lutar contra essas pragas.
Quais são alguns invasores que você deve procurar e prevenir? Ácaros, cigarrinhas, cochonilhas e infecções fúngicas são os incômodos mais comuns.
As escamas são insetos de casca dura que podem drenar a seiva da árvore, fazendo com que ela enfraqueça e atrapalhe o crescimento. Você provavelmente as verá na parte inferior das folhas, e elas parecem protuberâncias semelhantes a conchas.
Evite estressá-las
Elas adoram se banquetear em plantas que já estão estressadas, então mantenha sua oliveira em condições ideais para evitar atraí-las. Quando estiver do lado de fora, joaninhas e certas vespas podem ajudar a controlá-las.
No entanto, sem esses predadores naturais dentro de casa, você pode usar um jato suave de água, podar galhos muito infestados, óleo de neem ou sabão inseticida.
Os cuspidores não só se alimentam da seiva, mas podem espalhar bactérias fatais conhecidas como Xylella fastidiosa. Você pode ver pequenas massas de bolhas espumosas e pegajosas, que são as excreções autoprotetoras que as ninfas produzem enquanto se alimentam da planta.
Segundo o portal House Digest, a saliva ou as secreções pegajosas podem danificar a árvore. Quando adultos, os insetos são marrons, bronzeados ou cinza e lembram cigarrinhas.