Evento firma compromisso para melhor proteção das represas de Jaguara e Estreito

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 30 de janeiro de 2025 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Existe um potencial turístico na região, com geração de emprego e renda, que exigirá as represas ambientalmente preservadas

Evento realizado em Rifaina no sábado, 25/01, obteve grande participação de autoridades dos municípios de Pedregulho e Rifaina/SP e Sacramento/MG, que se comprometeram em apoiar as ações da Associação dos Amigos da Represa de Rifaina (AARR) no esforço de proteção ambiental das represas de Jaguara e Estreito.

O presidente da AARR, Neto Bozelli, destacou a importância do papel das autoridades no apoio às ações da associação e também de tomar iniciativas no intuito de coibir, nas represas e em seu entorno, atividades empresariais com potencial poluidor, mantendo fiscalização rigorosa para que sejam cumpridas medidas efetivas mitigadoras de impacto ambiental.

Bozelli reafirmou o potencial turístico da região como grande gerador de emprego e renda, alertando, porém, que este fluxo turístico exigirá sempre represas ambientalmente preservadas.

Palavra do prefeito

O prefeito de Rifaina, Wilson Júnior, afirmou que a Prefeitura irá contratar já para este ano um laboratório especializado para coleta e monitoramento constante da qualidade da água da represa, verificando se haverá deterioração das águas, principalmente em razão das atividades da MCassab (empresa que mantém um grande criadouro de tilápias em tanques na represa).

Em caso positivo, o prefeito afirmou que serão tomadas as devidas providências para sanar o problema.

Por sua vez, o Presidente da Câmara de Vereadores de Sacramento, Dr. Talhys Nunes, representando os demais vereadores e o prefeito do município, Júnior Trevisam, se colocou à disposição para contribuir com a AARR.

Ele confirmou que o Ministério Público Estadual da 2ª Promotoria de Sacramento e a Prefeitura, informados pelo Departamento Jurídico da AARR sobre a preocupação com as atividades empresariais na orla da represa, estão tomando providências em apoio às ações da associação.

Pedregulho

Por Pedregulho, fez uso da palavra o vereador Wanderley Moreira de Carvalho, afirmando que a notícia de uma nova planta de criação de tilápias na Represa de Estreito não teve pedido oficializado no município, mas, se houver, não terá apoio dos vereadores e nem dos moradores que, segundo ele, já preparam um abaixo-assinado contra a instalação.

A advogada da AARR, especialista em Direito Ambiental, Dra. Juliana Xavier, apresentou os avanços obtidos na contenção dos elementos poluidores, destacando o Plano de Melhorias Ambientais (PMA) que, devido aos esforços da associação, foi exigido pela CETESB, mas que ainda tem muito a melhorar.

Após as formalidades, deu-se início à confraternização, com um churrasco  aos participantes.


+ Cidades