EUA pedem, e Brasil vai aumentar produção de petróleo por causa da guerra

  • Robson Leite
  • Publicado em 13 de março de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ministro diz que desbalanceamento entre oferta e demanda, intensificado na guerra na Ucrânia, pode provocar desabastecimento de mercados

A disparada do preço do petróleo, provocada pelas incertezas no mercado internacional com a guerra na Ucrânia, levou os Estados Unidos a fazerem um apelo ao Brasil para ampliar a sua produção.

A secretária de energia do governo americano, Jennifer Granholm, fez o pedido ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante conversa por videoconferência, na quinta-feira (10).

Albuquerque disse, no dia seguinte, que a agenda com a representante do governo americano serviu para discutir a “conjuntura internacional”, afetada pelo conflito no Leste Europeu.

Boa parte da interação foi para tratar da necessidade de aumentar a produção de petróleo no mundo “o mais rápido possível”, disse Bento Albuquerque, segundo notícia publicada pelo jornal Valor Econômico.

Aumento da produção brasileira

“Os países que têm estoque, como Estados Unidos, Japão, Índia e outros, estão liberando. Mas também tem que ter o esforço de aumento da produção”, afirmou Bento Albuquerque.

Segundo o ministro, Jennifer Granholm perguntou se o Brasil poderia fazer parte desse esforço. “Eu falei ‘claro que pode’. Já estamos aumentando a produção, enquanto a maioria dos países da OCDE, reduziu. Nós aumentamos nossa produção nos últimos três anos”.

Ele explicou que os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) vão liberar 60 milhões de metros cúbicos (m³) de petróleo nos próximos dois meses.

Metade desse volume, disse ele, virá dos Estados Unidos. “É para tentar evitar a volatilidade do preço do petróleo no mundo, principalmente no mundo ocidental, para os países da OCDE”, disse.


+ Combustíveis