Estudo revela: cães podem ser mais eficazes para detectar Covid do que testes!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de junho de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cachorros acertaram 97% das amostras de pessoas sintomáticas e quase 100% de assintomáticos

Cães conseguiram detectar de forma mais eficaz a contaminação que os testes para covid-19 – foto National Geographic

 

Pesquisadores da Escola Nacional de Veterinária Alfort, na França, conseguiram treinar cães para farejar coronavírus com eficácia maior do que testes de PCR.

Em estudo publicado nessa quarta (1°/6) na revista científica Plos One, os cientistas afirmam que os cachorros acertaram 97% dos pacientes sintomáticos e quase 100% dos assintomáticos com Covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o teste RT-PCR tem sensibilidade (porcentual de pessoas doentes que recebem o diagnóstico positivo) de 86% e especificidade (capacidade de um teste dar negativo para pessoas não-doentes) acima de 95%.

Foram estudados 335 pacientes com Covid-19. Os cães que foram treinados fazem parte do corpo de bombeiros da França e dos Emirados Árabes Unidos e receberam seis semanas de treinamento para reconhecer o vírus causador da Covid-19.

Os cachorros cheiraram amostras de suor dos voluntários, que ficaram posicionadas em cones olfativos. Se o cão detecta o coronavírus, se senta em frente da amostra.

Os animais são tão bons em reconhecer o vírus que nos dois únicos falsos positivos, eles identificaram outros coronavírus que não o Sars-CoV-2. Eles são capazes de analisar 20 amostras em apenas 15 segundos.

O objetivo dos pesquisadores é chegar em um ponto onde os cães estejam posicionados em aeroportos e possam alertar as autoridades sanitárias sobre pessoas contaminadas com o coronavírus.

*Informações Metrópoles


+ Animais