Estúdio Literário desperta curiosidade de crianças pela literatura em Franca

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 15 de junho de 2023 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em 2023, o universo da escritora Eva Furnari está sendo estudado durante o projeto por centenas de crianças francanas

Universo da escritora e ilustradora Eva Furnari está sendo estudado no Estúdio Literário – foto Parque Villa-Lobos

 

Leituras, vídeos, mediações, contação de histórias, indicações literárias gravadas e arte. Esses são alguns dos elementos encontrados no Estúdio Literário, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Franca, que proporciona a vivência literária para os 29 mil estudantes da rede, professores e educadores.

Além das ações diversas de leitura, o Estúdio Literário trabalha com as obras de cada autor anualmente. Em 2023, o universo da escritora Eva Furnari está sendo estudado.

São quatro horas de vivência, em que são desenvolvidas atividades de obra e vida da autora.

Para isso, a Secretaria de Educação fornece transporte das unidades até a sua sede, onde funciona o Estúdio e lanches para os estudantes.

O Estúdio Literário é utilizado por educadores, gestores e estudantes para a gravação de vídeos, envolvendo os conteúdos de leitura e desenvolvimento, além de milhares de livros.

O espaço, inaugurado em novembro de 2021, conta com equipamentos para gravação, com câmera profissional de alta resolução, microfone condensador, kit de iluminação, painel de fundo 3D portátil, projetor multimídia, tela de projeção, notebook e iluminação.

Para Márcia Gatti, secretária de Educação, o Estúdio Literário só tem agregado aos alunos.

“Eles saem do espaço escolar e a curiosidade já vem aguçada. Aqui, eles vivenciam situações de leitura muito vivas, com contação de histórias, figurino, música e narrativa. Com isso, trabalhamos junto aos educadores a estratégia de leitura e isso pode ser aproveitado por toda a comunidade escolar”, disse.

O Estúdio Literário funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da Secretaria de Educação, que fica na avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, no Parque Francal.


+ Literatura