Estado promete resolver a questão de dietas especiais que estão em falta na DRS-8

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 21 de abril de 2021 às 08:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A deputada Graciela reforçou ao coordenador Mikio a necessidade de o governo dar uma atenção especial à região de Franca

Na conversa que teve com Osmar Mikio, a Deputada recebeu a informação de que o governo fez o compromisso de adotar medidas imediatas para minimizar a falta de medicamentos em Franca

A deputada estadual Delegada Graciela se reuniu de maneira virtual com diretores da Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta terça-feira para cobrar soluções para a falta de dietas especiais na DRS. Muitos pacientes têm reclamado da falta da dieta na DRS-8, responsável pelo atendimento para Franca e região.

“Tenho recebido reclamações constantemente a respeito da falta de dietas especiais na DRS de Franca. E é a DRS, o órgão do Estado, responsável pela compra dessas dietas. E a falta da dieta tem prejudicado muitos pacientes no seu dia-a-dia. Por isto, além de cobrar permanentemente a diretora da DRS, conversei com o Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Ribeiro, e com o Diretor Regional de Saúde, Osmar Mikio, em busca de providências urgente” disse a Deputada.

O governo fez o compromisso de adotar medidas imediatas para minimizar a falta de medicamentos.

Coordenador de Regiões de Saúde, Osmar Mikio Moriwaki, explicou à deputada que a falta se deve aos recursos disponíveis e também pelo desabastecimento. Há licitações que são consideradas como desertas pela ausência de fornecedores.

“A necessidade de atendimento das ações judiciais para fornecimento de dietas caríssimos é muito acima dos recursos disponíveis. O orçamento do Estado não é suficiente para atender à demanda. Estamos priorizando as emergências da pandemia da Covid”.

Enquanto o governo não efetiva a compra de dietas para regular o estoque em Franca, o diretor prometeu uma solução emergencial para atender às necessidades dos pacientes da região.

“Eu faço o compromisso com a deputada. Levantarei com a DRS qual o tamanho da necessidade e vou ver se consigo remanejar de outros lugares do Estado para Franca para minimizar de imediato o problema até a gente faça uma nova licitação. Farei isto urgentemente”, prometeu Mikio Moriwaki.

A deputada Graciela reforçou ao coordenador a necessidade de o governo dar uma atenção especial à região de Franca. “Tenho recebido reclamações todos os dias a respeito da falta de dietas especiais. Os pacientes que necessitam destes produtos não podem esperar. Espero que o Estado se sensibilize e que resolva a situação o mais rápido possível. Continuarei cobrando”, afirmou a deputada.


+ Cotidiano