Estado de SP tem mês com maior número de incêndios dos últimos 10 anos, diz o Inpe

  • Robson Leite
  • Publicado em 29 de agosto de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Acompanhando os números do restante do Estado, a região de Franca também bateu recorde em incêndios nas plantações

Foto feita na região de Brotas-SP mostra o foto destruindo plantação e máquinas, além de matar animais

O estado de São Paulo registrou em agosto de 2021 o maior número de focos de incêndio no mês, em 10 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Agosto já é historicamente o mês mais preocupante em número de focos de queimadas, mas, neste ano, antes mesmo de agosto acabar, já foram registrados 1.646 focos – recorde desde 2011.

“Infelizmente, a gente vem atendendo a uma série de ocorrências de incêndios em vegetação”, explica o major Palumbo, do Corpo de Bombeiros do estado.

Somente no domingo passado (dia 22), foram contadas na região metropolitana de São Paulo 850 ligações para o telefone 193, chamando o Corpo de Bombeiros para incêndios em vegetação.

Ocorrência difícil

Segundo o major Palumbo, em declaração dada ao portal G1, essa é uma ocorrência difícil, porque os caminhões ficam longe do local de incêndio.

O major diz que “as bombeiras geralmente não chegam na base do fogo, temos que fazer incursões na mata de forma manual, com abafadores, contendo os incêndios para que a gente consiga controlar pelo menos parte dessa área”.

Segundo a Secretaria Ambiental do estado, 9 em cada 10 incêndios florestais são provocados por ações humanas, entre elas, a queda de balões, embora esses não tenham sido as causas dos incêndios registrados em cidades da região de Franca..


+ Agronegócios