Está difícil respirar usando máscara? Fazer limpeza nasal pode ajudar – veja como

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2021 às 10:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste momento de pandemia, as máscaras faciais bloqueiam parte da nossa respiração. Veja como resolver este problema

Usar máscara de proteção acaba comprometendo parte da nossa respiraçãoUsar máscara de proteção acaba comprometendo parte da nossa respiração

 

Ter uma respiração de qualidade é essencial para um bom funcionamento das atividades vitais do organismo.

Entretanto, a saúde nasal pode ser comprometida por uma série de fatores que atrapalham o funcionamento das vias respiratórias, que precisam estar bem úmidas e desobstruídas para cumprir sua função adequadamente.

Neste momento de pandemia, as máscaras faciais bloqueiam parte da nossa respiração.

Mesmo usando com frequência o item que previne o coronavírus, você pode alcançar uma respiração melhor com a limpeza nasal.

Benefícios

Criar um hábito de higiene diária no nariz ajuda a remover as secreções, micróbios e alérgenos presentes na cavidade nasal. Esse costume é excelente para quem possui rinite e sinusite alérgica.

É indicado fazer a limpeza com soro fisiológico para uma hidratação e limpeza completa.

O Dr. Allex Itar Ogawa aconselha fazer a lavagem nasal regularmente quando o tempo está muito seco, e principalmente no inverno.

A aplicação da solução deve ser feita mais de uma vez ao dia, mas sem exageros. “Podemos comparar a limpeza nasal com soro fisiológico com tomar banho e escovar os dentes.

Então, assim como não adianta fazer a limpeza bucal e depois comer doces, também não adianta aplicar o soro fisiológico e exercer coisas que vão irritar seu nariz”, explica o profissional.

Purificação da região

O doutor indica duas formas de executar: com spray e com a seringa.

Com o spray, é indicado para quem fica horas do dia em contato com o ar condicionado, aquecedor ou ventilador, pois ele ajuda a manter a hidratação.

“É a forma mais efetiva para quando o paciente está com bastante secreção como catarro no nariz ou em uma crise de sinusite aguda”, comenta o professor de medicina da PUCPR.

Pode-se usar uma seringa descartável como segunda forma de limpar a área, mas o paciente deve estar ciente que não pode fazer uma pressão muito agressiva.

Neste caso, é interessante pedir orientação do médico antes de realizar o procedimento.

Allex deixa claro que a limpeza não substitui um tratamento ou remédio, dependendo grau do caso.

Contraindicações

Imagine o que acontece se você tomar dez banhos por dia? A pele vai ficar ressecada.

Desta forma, o doutor recomenda que caso seu nariz não tenha nenhum sintoma, não é necessário fazer a limpeza nasal.

Em excesso, a purificação tira a camada muco protetora da região, podendo ficar ainda mais seco, e até mesmo sangrar ou inflamar. “Faça conforme a necessidade, nem mais, nem menos”, afirma o médico.

*Informações MSN


+ Bem-estar