Fórum Internacional das Cidades Criativas começa dia 1º de dezembro, em Franca

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 27 de novembro de 2021 às 10:00
  • Modificado em 27 de novembro de 2021 às 14:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento reunirá criativos, especialistas e população em torno do tema Economia Criativa; inscrições abertas para as últimas vagas

Encontro entre autoridades e instituições de Franca para tratar do Fórum Internacional de Cidades Criativas, em maio deste ano.

O Nepec (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa), a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), o Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca) e o Sebrae-SP promoverão, entre os dias 1 e 3 de dezembro, o V Fórum Internacional das Cidades Criativas (FICC).

O evento chega a Franca com a proposta de reunir especialistas internacionais, nacionais e locais, bem como a comunidade interessada, a fim de gerar propostas e projetos que incentivem a cultura, a tecnologia, a comunicação e todos os aspectos da Economia Criativa, na cidade.

Durante três dias, o Fórum vai trabalhar por meio de eixos de discussão que vão desde a sensibilização da comunidade para a economia criativa até a formulação de relatórios com planejamento de ações a serem desenvolvidas no município a partir das apurações do Fórum e a entrega de resultados.

A Economia Criativa é um conceito que engloba áreas sensíveis à economia, como a cultura, a tecnologia dentre outras que tenham a produção de serviços e produtos ligados a um conteúdo criativo e de valor cultural, como, por exemplo, a produção audiovisual, desenvolvimento de aplicativos e jogos, moda e etc.

Patrocínio

O evento conta com o patrocínio do Colégio Copérnico/Faculdade Metropolitana, Unimed Franca, Magalu, CHB, Sicoob Credimogiana.

Tem o apoio da Prefeitura de Franca, Unesp, Senac, Sesi, Senai, Ciesp, Sindicouro, Comdecon, Grupo Mulheres do Brasil e Faculdade de Direito de Franca.

Ainda fazem parte da rede de parceiros a Academia Francana de Letras, Delzio Marques Fotografia, Impera (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca), Incubadora Estufa, Obioká, Olinto Café, PGP Consultoria, Telúrica Consultoria, Tower Franca Hotel, Labareda Café, HomeA e Ella (Escola Livre de Línguas e Artes).

O Fórum Internacional terá a curadoria do especialista em Economia Criativa e idealizador do Fórum, Décio Coutinho.

Como vai acontecer

Durante os três dias de Fórum, 300 pessoas inscritas no evento irão se reunir na Unidade II do Unifacef para discutir as vocações de Franca e como a Economia Criativa pode ser impulsionada no município.

Especialistas internacionais, nacionais, locais e a comunidade irão interagir em conversas segmentadas: haverá salas de discussão sobre cultura, tecnologia, comunicação e etc.

Os encontros serão mediados por profissionais que organizarão todo o “caldo cultural” produzido em relatórios que formarão o Franca Criativa: planejamento estratégico voltado ao desenvolvimento econômico de Franca, bem como à geração de emprego e renda, com uma lista de ações a serem colocadas em prática no pós-fórum.

Projetar Franca

O FICC ainda entregará um mapeamento das atividades da economia tradicional em Franca que podem se reverter em negócios criativos, incrementando a economia já existente, bem como das atividades criativas em Franca que podem virar negócios criativos.

O objetivo é projetar Franca e região no cenário nacional do setor que pensa o desenvolvimento dos territórios criativos e da economia criativa.

Em cidades que já receberam o Fórum, como Rio Quente (GO) e Silvânia (GO), a experiência teve como resultado a realização do Natal Criativo e da Praça Criativa, na primeira, e a constituição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na segunda.

A participação no Fórum é gratuita e limitada. Os interessados devem se inscrever de forma online, através do link: https://bit.ly/3HvfOEN. As vagas podem se esgotar a qualquer momento.

Convidados

Participarão do FICC, em Franca:

Jorge Cerveira Pinto – Diretor de Planejamento e Desenvolvimento no Departamento de Cultura e Turismo do Governo de Abu Dhabi.

Victoria Contrera Peñas – Fundadora da Conecta Cultura S.C. – Empresa mexicana de cooperação cultural e inovação social para Iberoamérica.

Guido Marco Brem – Atuou por 2 anos como diretor Cultural na Casa Alemanha–Brasil em Brasília. Responsável nas pastas de Turismo, Cultura e Relações Internacionais na Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

César Piva – Experiência na formação de redes de cooperação e territórios criativos para o desenvolvimento sustentável, envolvendo agentes e organizações da sociedade civil, universidades, empresas privadas e governos.

Regina Lúcia De Medeiros Amorim – Economista com especialização em Gestão e Marketing do Turismo e Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável.

Mirian Rocha – CEO e Founder da ACG Associação de Cultura Gerais. Jornalista, Pós-graduada em Turismo. Especialista no Desenvolvimento de Território com foco na base comunitária. Palestrante sobre Economia Criativa e as novas economias.

Isabel De Paula – coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil. Graduada em Comunicação Social/Jornalismo, mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional e pós graduada em Gestão e Política Cultural.


+ Economia