Especialista é categórica: ‘Centro do apetite está no cérebro, não no estômago’

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de setembro de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aqui no Brasil, os casos de obesidade aumentaram 72% em 13 anos, e os médicos alertam para o crescimento entre os mais jovens

A relação com a alimentação começa no cérebro

 

A escritora e PhD em Nutrição Sophie Deram, falou em entrevista, sobre como melhorar nossa relação com a comida e os problemas da insegurança alimentar e da obesidade.

Centro do apetite está no cérebro, não no estômago



A Organização Mundial da Saúde (OMS) trata a obesidade como um dos problemas mais graves do mundo e estima que, em três anos, o número de adultos fora do peso pode chegar a 2,3 bilhões em todo o mundo.

Segundo a organização, serão 700 milhões de pessoas em risco por excesso de gordura no corpo.

Aqui no Brasil, os casos de obesidade aumentaram 72% em 13 anos, e os médicos alertam para o crescimento entre os mais jovens: 13% das crianças entre 5 e 9 anos já sofrem de obesidade.

Dado este cenário, o desafio parece ser: como melhorar a nossa relação com a comida?

Segundo Deram, “obesidade não se resolve apenas com dieta”, pois o “o centro do apetite está no cérebro, não no estômago”. O erro da nutrição é simplificar a noção de calorias.

A relação entre peso e alimentação continua sendo um assunto delicado e cheio de controvérsias.

Isso acontece por conta dos altos índices de obesidade descritos acima, que é o reflexo imediato de vários fatores cotidianos como a falta de tempo pela correria do dia a dia, o sedentarismo e sim, a questão financeira da maioria das famílias hoje em dia.

Uma alimentação balanceada e saudável não é só capaz de manter o peso sob controle, mas também de trazer diversos benefícios para a saúde geral do organismo.

Mas o problema surge quando o cérebro passa a fazer o papel de vilão. É justamente por isso que as questões alimentares devem ser compreendidas muito além do que é visto no corpo, mas como um problema psicológico que pode estar interligado a vários outros, entre eles ansiedade e depressão.

Sophie Deran
Com PhD em Nutrição, Sophie Deram é especialista em tratamento de transtornos alimentares e autora dos livros “O Peso das Dietas” e “Os 7 Pilares da Saúde Alimentar”.

*Informações CNN


+ Nutrição