Especialista dá dicas para identificar golpes através de SMS enviado ao celular

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 23 de outubro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista em segurança pública diz que é necessário observar se na mensagem há substituição do ‘o’ pelo ‘0’ ou da letra ‘i’ pelo ‘l’.

Criminosos continuam aplicando golpes e fazendo vítimas através de SMS enviado ao celular. Com apenas um clique, a pessoa acaba perdendo dinheiro ou tendo o número clonado.

Para fugir de prejuízos, a dica é ler a mensagem, observar se tem erros e se o texto foi enviado por um número convencional ou fixo.

As mensagens de golpe são as mais variadas. Por exemplo, uma delas afirma que há um pagamento de boleto agendado no valor de R$ 897,71. A mensagem diz que se a pessoa não reconhece o valor, deve clicar no link para fazer o cancelamento.

Há ainda outro golpe conhecido como “Golpe do Pix Agendado”. De acordo com a mensagem que está sendo compartilhada na internet, a vítima recebe uma notificação de um PIX de um desconhecido, que estaria na “opção agendada”.

Atenção

Em seguida, a pessoa que enviou o dinheiro entra em contato e afirma ter feito a transferência por engano, solicitando o valor de volta. A vítima, então, faz um PIX no valor equivalente. Depois, o golpista cancela o agendamento realizado originalmente.

O Banco Central esclarece que, embora exista a ferramenta de agendamento para o PIX, a descrição do tal golpe não passaria de um boato.

A especialista em segurança pública Clarice Vasques explica como identificar uma mensagem de golpistas.

“As palavras escritas de forma errada. Eles utilizam também uma técnica para burlar o AntiSpam das operadoras, como? Eles substituem o ‘o’ pelo ‘0’ substituem a letra ‘i’ pelo ‘l’. Ao invés de utilizarem espaços, utilizam traço ou underline”.

Desconfiança

Empresas homologadas pelas operadoras de telefonia emitem o SMS com número até sete dígitos. Então se você recebe o SMS através de um número convencional ou fixo, desconfie, porque possivelmente é fraude.

A correria do dia a dia também pode fazer com que a pessoa caiu em um golpe. Segundo a especialista, com a rotina intensa, nem todos conseguem parar e ler com atenção as mensagens recebidas. Acaba clicando no link errado.

“Normalmente, os criminosos estão encaminhando SMS através de nomes de instituições financeiras verdadeiras e idôneas”, alerta Clarice Vasques.

Essas instituições financeiras nunca mandam links, nem números de telefones pedindo retorno. Sempre você tem que prestar bastante atenção, não clicar em links, não retornar ligações através de números que vêm por essa, sempre procurar canais oficiais dos bancos.


+ Tecnologia