Escola Otávio Martins não será fechada e EETC passa a ter ciclo único

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de outubro de 2015 às 06:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Oito escolas terão ciclo único e a Otávio Martins (Bairro Boa Vista) continua como está

A Secretaria da Educação consolidou o estudo que envolve a reorganização de sua rede de escolas e uma das ameaças que recaia sobre a Escola Estadual Otávio Martins, no Bairro Boa Vista, não se consolidou e a mesma não sofrerá mudanças.

Com o trabalho realizado em conjunto com as 91 diretorias de ensino, a SE do Estado divulgou a lista de escolas que serão transformadas em novo aparelho educacional. 

CICLO ÚNICO – Em Franca, oito escolas passarão a ter ciclo único a partir do ano que vem: Antônio Fachada, Luiz Páride Sinélli, Lydia Rocha Alves, Odette Bueno Ribeiro, Orlik Luz, Sudário Ferreira, Suely Machado e EETC.

A reorganização da rede criou 754 escolas de ciclo único, focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo, a partir de 2016. Serão abertas 2.956 classes, hoje ociosas, e haverá uma diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635.

PRÓXIMOS PASSOS – Segundo o resultado do Idesp (2014), as escolas de segmento único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos anos finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior.

O estudo da Pasta foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíram o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 311 mil alunos serão transferidos pela reorganização das escolas e 1,4 milhão diretamente impactados.

PAIS DE ALUNOS – A próxima etapa envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Nesta quinta-feira (29) a página para a consulta de todas as escolas que atenderão à reorganização e poderá ser consultada por pais e alunos.

Também é importante ressaltar que a Secretaria da Educação prepara o  chamado “Dia E” da Educação, que acontecerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos.


+ Cidades