Entulhos: Cristais Paulista deve receber em breve, Usina Móvel de Reciclagem

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de julho de 2019 às 18:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Através do COMAN, usina deve chegar entre os fins de setembro e início de outubro à cidade

Com o objetivo de atender os municípios consorciados da região de Ribeirão Preto e Franca, dentre eles Cristais Paulista, O Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana (COMAM) vai trazer para uso da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (responsável pela coleta de entulhos) a Usina Móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção. A usina deve chegar entre os fins de setembro e início de outubro.

Os resíduos de construção civil (também conhecidos como entulhos) são gerados na maioria das vezes nas construções ou demolições de toda e qualquer obra em uma cidade ou no campo. É importante que exista uma coleta seletiva para manter os resíduos mais puros e não deixar, por exemplo, que o gesso se misture com restos de cimento e dessa forma um “contamine” o outro. Os resíduos coletados podem então ser processados através da usina de reciclagem móvel e transformados em matéria prima como areia, bica corrida, brita, pedrisco, rachão, tijolos, blocos de cimento entre outros – sendo utilizadas na própria construção civil.

A Usina Móvel de Reciclagem de Resíduos da Construção é um equipamento que atualmente tem o custo de mercado estimado em R$ 1,5 Milhão. Em 2017 apresentou problemas em seu funcionamento e ficou parada até 2019 quando a Prefeita Katiuscia de Paula Leonardo Mendes assumiu a Coordenação do COMAM, juntamente com o atual Presidente (João Batista – Prefeito de Santo Antonio da Alegria) e juntos fizeram uma campanha para arrecadar os recursos necessários para arrumar a usina, passando assim a disponibilizar esse importante equipamento para as cidades consorciadas.

O Setor de Obras e Serviços Urbanos – comandado pelo Secretário Municipal Carlos Barcellos – construiu uma rampa nas imediações da Estação de Tratamento de Esgotos, onde o entulho será reciclado e triturado, bem como conseguiu também o Licenciamento Ambiental necessário para a utilização do equipamento naquela localidade.


+ Cidades