Enem está chegando; professores dão dicas “top” de atualidades para a prova

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 23 de outubro de 2023 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fique atento na hora de fazer o Enem e se informe em veículos de comunicação confiáveis

Fique atento na hora de fazer o Enem e se informe em veículos de comunicação confiáveis

O Enem deste ano começa em menos de duas semanas – dias cinco e 12 de novembro – e questões de atualidades são muito importantes para garantir uma boa nota na prova.

Assistir ao telejornal, fazer um mapa mental e estar atento a documentários pode fazer toda a diferença porque o Exame Nacional do Ensino Médio usa temas atuais para medir o conhecimento do candidato.

Entre as dicas de professores entrevistados pela Agência Brasil estão refazer as provas antigas, estudar charges de jornais e ter um cronograma de estudos.

Atualidades caem na prova

Conflitos, geopolítica, política nacional…. Esses assuntos sempre caem em provas do Enem, o que eles chamam de interdisciplinaridade.

“Até uns anos atrás se via que era uma questão de geografia, de história ou de filosofia. Hoje se está conseguindo juntar tudo numa única questão. Às vezes, é isso que dificulta para o estudante, porque ele, infelizmente, na educação básica ainda tem as aulas ministradas em caixinhas. Não se trabalham simultaneamente as quatro disciplinas humanas”, explicou a professora de geografia e diretora de escolas de Pernambuco, Patrícia Mesquita.

A saída então é o estudante juntar o conhecimento que aprendeu em sala de aula e os temas atuais que aparecem nos jornais, rádios e site de notícias.

Veículos de comunicação confiáveis

Para o professor de história do colégio Mopi, no Rio de Janeiro, Rafael Duarte, buscar referências em veículos de comunicação confiáveis é uma ótima forma de estudar.

“O ideal é que eles acessem algum veículo de comunicação importante uma vez ao dia […] há veículos que possuem newsletters, que mandam informações ao longo do dia e vários são voltados para vestibulandos”, contou.

Dicas dadas pelo professor:

– Se informe em veículos de comunicação confiáveis

– Estude charges de jornais, elas podem aparecer na redação e também na prova;

– Dê atenção a guerras e conflitos, são temas muito cobrados no Enem;

– Elabore mapas mentais, a matéria em formato de diagrama para assimilar mais fácilmente.

– Faça um cronograma de estudos

– Refaça provas antigas

Inteligência Artificial

Outra saída é usar a inteligência artificial (IA) na hora de estudar, mas tudo com cuidado, ok?

Para Rafael, uma maneira valiosa de usar a tecnologia é na hora de justificar o gabarito das provas.

“Se você coloca as questões do Enem para a IA e pede que explique o gabarito, ela costuma usar um mecanismo que valida o gabarito. Mas tem que usar com parcimônia porque, como todo tipo de tecnologia, ela tem problemas.

Outra saída sugerida pelo professor é usar a IA para fazer uma checagem dupla.

“Pede para a IA o conceito e, depois, confere em um site confiável. Além disso, ela pode ser uma ferramenta poderosa para poupar tempo de resumo”, explicou.

Mas, não vale usar a IA para fazer tudo para você, ela tem que ser apenas um auxílio!

“Às vezes [a IA] vai assumir uma perspectiva ou não vai avisar que está assumindo uma perspectiva. O estudante tem que tomar cuidado porque essas posições não são verdades absolutas e dependem também do caminho das perguntas que você faz”, concluiu.

Fonte: WWW.sonoticiaboa.com.br


+ Educação