Empresa São José informa em nota que analisa o impacto do preço do diesel na tarifa

  • Robson Leite
  • Publicado em 21 de março de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com o comunicado, “é preciso ressaltar que o valor da tarifa decretada em Franca é insuficiente para cobrir todos os custos”.

A concessionária São José está fazendo uma análise dos impactos causados nos custos operacionais com os últimos aumentos de preços dos insumos de toda a cadeia. No dia 11 deste mês, por exemplo, o diesel teve um reajuste de 24,9%. A informação consta de uma comunicação oficial da empresa na tarde desta segunda-feira (21).

Segundo uma nota oficial da empresa, “é necessário lembrar que esse combustível responde por quase 30% do custo total (é o segundo mais importante, perdendo apenas para o custo da folha salarial e encargos trabalhistas).”

De acordo com o comunicado, “é preciso ressaltar que o valor da tarifa decretada em Franca é insuficiente para cobrir todos os custos e que, em agosto do ano passado, o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, após ter realizado um estudo técnico, apontou um custo de R$ 7,25 por passageiro transportado”.

Tudo subiu

Na nota oficial, a Empresa São José diz que “é de conhecimento geral que, de agosto para cá, os preços dos pneus, peças e acessórios, lubrificantes, diesel e diversos outros insumos sofreram vários reajustes que não foram repassados”.

O documento diz que “cabe informar ainda que Franca é uma das cidades brasileiras que tem um dos maiores índices de gratuidades no transporte urbano – cerca de 45% – e que esse elevado índice influencia diretamente no cálculo do valor da tarifa”.

Por fim, a nota oficial diz que “a São José, para não onerar ainda mais os passageiros pagantes (uma vez que quase a metade anda de graça, defende que a diferença entre a tarifa vigente e o custo por passageiro transportado seja coberto por subsídio, algo que é comum em diversas cidades brasileiras como São Paulo, Campinas, Indaiatuba, Paulínia, Louveira, Ribeirão Preto, Nova Odessa, Limeira e dezenas de outras cidades”.


+ Combustíveis