Em jogo muito truncado, Brasil bate Colômbia e ganha o Pan; masculino começa amanhã

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de outubro de 2023 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Time masculino conta com três jogadores do Sesi Franca e o técnico Helinho Garcia

A Seleção Brasileira derrotou a Colômbia por 50 a 40, na noite deste domingo, e conquistou a medalha de ouro no basquete feminino nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ficando com o bicampeonato consecutivo e o pentacampeonato alternado.

“Cada jogo é um jogo. Sabíamos que elas viriam com toda a fome. Quem não quer uma medalha de ouro no peito?Conseguimos fazer o nosso papel e conquistar a vitória. Saímos com essa medalha de ouro no peito. Estou muito feliz”, afirmou Érika.

A atleta ainda acrescentou que todos sabiam que seria um jogo difícil. “Treinamos e sabíamos da força delas. Vamos mirar agora o Pré-Olímpico. Temos uma viagem na Europa para treinar. É continuar o trabalho e chegar lá”, completou”, disse a atleta.

A Seleção era a atual campeã do Pan e ficou com o título em 1967, 1971 e 1991. Assim, além do bicampeonato consecutivo, o ouro valeu o pentacampeonato.

Na decisão contra a Colômbia, o Brasil não pôde contar com Manu, que levou uma pancada no joelho direito, e Maria Albiero, que fraturou o metacarpo da mão direita. Ambas na semifinal contra a Argentina.

O confronto foi bem mais nervoso que o da primeira fase. E com a pontuação mais baixa. O Brasil venceu o primeiro quarto por 23 a 15, com Leila bem nas bolas de três e Érika castigando no garrafão.

Com as defesas mais eficientes que os ataques, o duelo foi para o intervalo com apenas 32 a 23, placar baixo para a competição.

Com os dois times errando muito, o terceiro período teve apenas seus a seis na parcial e o Brasil seguia vencendo, com 38 a 29, mas com baixo aproveitamento no ataque.

No último período, o ataque funcionou um pouco melhor, apesar do nervosismo, e o Brasil fechou vencendo por 50 a 40.

O que vem por aí

Após o bicampeonato do Pan, nossa Seleção feminina mira agora o Pré-Olímpico Mundial de 8 a 11 de fevereiro, em Belém, no Ginásio Mangueirinho, quando enfrenta Austrália, Sérvia e Alemanha. Três países vão avançar aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Time masculino

E equipe masculina, com três atletas do Sesi Franca, iniciará a sua participação do Panamericano nesta terça-feira, contra o México, às 17h30.

Fazem parte do grupo os pivôs Lucas Dias, Márcio e Wesley Castro, além do treinador francano Helinho Garcia, auxiliar-técnico da Seleção Brasileira.


+ Basquete