Em grande estreia de Leandrinho, Franca supera Vitória (BA) no Pedrocão

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de janeiro de 2018 às 19:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Armador estreou em grande estilo com a camisa do Franca e, mesmo sem ritmo, anotou 19 pontos

A festa foi completa neste sábado (06/01) no Ginásio Pedrocão. Diante de 5.302 pessoas presentes para a estreia do astro Leandrinho Barbosa, o Sesi Franca Basquete se manteve à frente no placar a partir do segundo quarto, levou a melhor sobre o Universo/Vitória, por 68 a 55, e recuperou sua posição no G-4 do NBB.

Carregando nas costas seu tradicional número 19, Leandrinho Barbosa estreou em grande estilo com a camisa do Franca. Com 19 pontos (3/7 nas bolas de 3 pontos, 2/5 nas bolas de 2 e 6/6 nos lances livres), o dono da festa deixou a quadra como cestinha da partida logo em sua primeira partida. De quebra, o jogador pegou três rebotes e deu duas assistências, números que lhe renderam 15 de eficiência.

Com o belo resultado, o Franca ampliou sua sequência positiva no NBB para cinco consecutivas e retomou a quarta colocação do Paulistano, com campanha de oito vitórias em 11 partidas (72,7% de aproveitamento). Do outro lado, o Vitória caiu da sétima para a oitava posição, agora com seis êxitos em 11 partidas.

“O mais importante foi a vitória. O condicionamento físico vai vir ao longo do campeonato. O Helinho me ajuda muito, a comissão técnica vem fazendo um trabalho à parte do grupo. Está sendo muito bom, estou muito feliz com o trabalho que vem sendo feito. A torcida compareceu, agradeço muito. Muita coisa ainda vai acontecer”, disse o estreante e cestinha do dia.

É certo que os holofotes estão todos voltados para o cestinha Leandrinho, mas o grande destaque da vitória do Franca foi Rafael Mineiro. Em atuação bastante consistente, o ala/pivô registrou 16 pontos (4/5 nas bolas de 2) e sete rebotes e deixou a quadra como atleta mais eficiente da partida, com 18 de valorização.

O Franca entrou em quadra sem os armadores Rafa Luz, que aprimora a parte física antes de estrear, e Alexey, que se recupera de cirurgia no tornozelo. Além dele, Jefferson William, com uma contratura muscular na lombar, segue fora da equipe. Pelo lado do Vitória, as ausências ficaram por conta de Matt Shaw, que operou o menisco e deve retornar em pouco mais de um mês, e Arthur Belchor, com dores na coluna.

O jogo

Apesar de toda festa no Pedrocão pela estreia de Leandrinho, quem começou ditando o ritmo da partida foi o Vitória. Com inteligência e sobriedade no ataque, a equipe do técnico Régis Marrelli contou com boas aparições de Renato Scholz, autor dos sete primeiros pontos do time na partida, e chegou a abrir dez pontos de frente (20 a 10).

Com a entrada de sua segunda unidade (Cassiano, Pedro, Antonio, João Pedro, Cipolini), o Franca reagiu e cortou a diferença para cinco pontos ao final do primeiro quarto: 23 a 18.

Em meio a grande atuação de Okorie, Leandrinho enfim desencantou e comandou a reação do Franca no segundo período. Com oito pontos praticamente consecutivos (uma bandeja de esquerda, uma bola de 3 e uma foul e cesta seguida de lance livre convertido) e uma bela assistência para tiro de 3 de Mineiro, o estreante do dia ajudou o time da casa a recuperar a desvantagem que chegou a nove pontos (29 a 20) e virar para 34 a 31, placar final da parcial.

O terceiro período foi bastante parelho. Depois de ver o Franca abrir sua maior vantagem na partida (41 a 33), o Vitória ajustou sua defesa e encaixou bons contra ataques e explorou bem as opções dentro do garrafão. Assim, encostou no placar, chegou a cortar a diferença para dois pontos (49 a 47) e caminhou para os dez minutos finais com apenas três pontos atrás: 52 a 49.

Já na parcial final, o Franca fechou as portas na defesa e usou sua forte marcação para garantir o triunfo em casa. Com apenas três pontos sofridos nos primeiros sete minutos de ação, a equipe francana ainda contou com quatro pontos de Leandrinho Barbosa para abrir uma decisiva vantagem de oito pontos (60 a 52). 

Mais tarde, o estreante do dia ainda faria mais quatro pontos para jogar a diferença para 13 pontos (68 a 55) e fechar a partida em grande estilo.

As grandes atuações individuais do rubro-negro baianos vieram do ala norte-americano Nick Okorie, autor de 12 pontos, do ala/pivô Renato Scholz, que registrou 13 pontos, sendo sete deles nos primeiros minutos do duelo, do ala/armador André Góes, com 12 pontos, cinco rebotes e duas assistências, e do pivô Douglas Kurtz, que beirou o duplo-duplo ao anotar oito pontos e 11 rebotes.

Ambas as equipes voltarão à quadra na segunda-feira (08/01). O Sesi Franca Basquete receberá o Solar Cearense, novamente no Pedrocão, às 20h10. Já o Universo/Vitória seguirá no interior paulista e fará um confronto direto contra o atual campeão Sendi/Bauru Basket, no Ginásio Panela de Pressão, às 20 horas.


+ Basquete