Em Franca, pessoas acima de 40 anos vão poder receber sobras técnicas da vacina

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de junho de 2021 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os interessados em receber as doses provenientes de sobra técnica, devem se cadastrar, por meio do site da Prefeitura

A partir desta quinta, 17, pessoas acima de 40 anos poderão receber sobras técnicas da vacina contra covid em Franca

 

A partir desta quinta-feira, 17, entram em vigor as novas diretrizes para a aplicação das sobras técnicas de vacinas da Covid-19, em Franca, estabelecidas pela Resolução 14, da Secretaria de Saúde, publicada na quarta-feira, no Diário Oficial do Município.

Segundo a resolução, de acordo com o cronograma atual de imunização, terão prioridade no recebimento das sobras técnicas dos imunizantes, a partir deste dia 17 até o dia 29 deste mês, as pessoas com idade acima de 40 anos.

A partir do dia 30 de junho, será a vez dos francanos da faixa etária acima de 30 anos, que poderão ser atendidos até o dia 29 de julho.

Os interessados em receber as doses provenientes de sobra técnica, devem se cadastrar, por meio do site da Prefeitura, pelo link www.franca.sp.gov.br/vacina, informando nome completo, idade, endereço, telefones para contatos, dentre outras informações.

A convocação será feita pela equipe da Vigilância Epidemiológica, por telefone, a partir dos dados informados no sistema de cadastramento, onde a pessoa deverá comparecer na Unidade de Saúde estipulada, dentro do prazo de 45 minutos (desde que em tempo hábil para a aplicação dentro da validade da vacina, após a abertura do frasco), apresentando um documento com foto, CPF e a comprovação da idade.

A pessoa deverá estar apta a receber a vacina, respeitando as contraindicações, de acordo com o Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Estado de São Paulo, de 9 de junho de 2021 – 15ª atualização.

Lucas Souza, secretário de Saúde, explicou que as novas diretrizes foram adotadas, tendo em vista a inclusão de novos públicos alvo no decorrer da campanha, com a ampliação das faixas etárias, o que vai possibilitar a vacinação das pessoas do próximo grupo a ser contemplado, conforme os cronogramas dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Imunização, observando que os profissionais de saúde, até então priorizados com a sobra técnica, foram contemplados com novas campanhas de imunização contra a doença.

A resolução também atende a necessidade de garantir equidade no acesso as sobras técnicas provenientes dos frascos abertos das vacinas contra a Covid-19, permitindo de forma transparente, a integral utilização das vacinas, evitando a perda de doses.

O prazo de validade das vacinas, após a abertura dos frascos multidoses, ao final do expediente de atendimento é de 48 horas para a AstraZeneca, 6 horas para a Pfizer e para a Sinovac/Butantan, 8 horas.


+ Saúde