Em Franca, Fórum Internacional das Cidades Criativas inicia suas atividades

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 2 de dezembro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Abertura contou com homenagem ao poeta Carlos de Assumpção e palestra internacional; trabalhos seguem até sexta

Durante a abertura do evento foi feita uma homenagem ao poeta Carlos de Assumpção

 

Teve início em Franca, na noite da última quarta-feira, 1º, o V Fórum Internacional das Cidades Criativas (FICC).

Dança, música, poesia e palestra internacional e homenagem ao poeta Carlos de Assumpção marcaram a abertura do evento, que segue entre hoje e amanhã com painéis de discussão e palestras com convidados especialistas em Economia Criativa do Brasil e do exterior.

O objetivo é projetar Franca e região no cenário nacional neste segmento e mapeá-lo na cidade.

A iniciativa é promovida pelo Nepec (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa), ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Uni-FACEF (Centro Universitário Municipal de Franca) e Sebrae-SP.

“Estamos tendo a oportunidade de discutir assuntos relevantes para o futuro de nossa cidade e que tem a ver com a geração de empregos e renda para Franca”, disse o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, ao público.

“Nós, do Uni-Facef, nos orgulhamos de participar deste evento e estar junto de vocês, pensando em soluções criativas para nossa cidade”, afirmou o reitor Alfredo José Machado Neto durante a abertura.

Também falaram ao público a coordenadora do Nepec, Tânia Mara Pinto de Sousa, e o gerente regional do Sebrae-SP, Vinícius da Nóbrega.

“O que estamos vivenciando hoje, começa a ser desenhado há um ano com a criação do Nepec, grupo que visa estudar e mapear o potencial da Economia Criativa em Franca e Região com o propósito de reunir dados e projetos para a formação de políticas públicas que possam facilitar e incrementar o crescimento econômico e sustentável, com a geração de trabalho”, disse Tânia.

“Nosso objetivo, aqui, é ligar a paixão das pessoas aos negócios. Sobre o Fórum, da parte do Sebrae, nos deixa muito felizes saber que daqui sairá um plano estratégico para desenvolver Franca e região”, disse Nóbrega.

A noite ainda contou com a presença do poeta Carlos de Assumpção, que recebeu uma placa em sua homenagem e declamou seu poema “Batuque”, sendo acompanhado por percussão, palmas e coro da plateia.

“Tenho um tambor, tenho um tambor, tenho um tambor. Tenho um tambor, dentro do peito, tenho um tambor.” O homenageado recebeu seus aplausos de um público de pé e animado.

A noite foi marcada, também, pela palestra “Cidades Internacionais Criativas”, ministrada pelo diretor de planejamento e desenvolvimento no Departamento de Cultura e Turismo do governo de Abu Dhabi, Jorge Pinto.

O Fórum Internacional das Cidades Criativas segue até sexta-feira, 3, e os interessados em contribuir com ideias e propostas poderão participar das oficinas e painéis que ocorrem ao longo do dia, bastando se inscrever no próprio local.

Confira a programação para o último dia do evento, esta sexta-feira, 03:

*Imagens do evento: Wilker Maia / ACIF


+ Cotidiano