Em Franca, dono recupera cadela graças à identificação de castração – veja história!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de setembro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A castração tem o propósito de ajudar no controle dessa população e diminuir a incidência de cães e gatos soltos pelas vias públicas

Serviço de castração esteve suspenso no Canil Municipal e foi retomado no início deste semestre

 

O Canil Municipal de Franca registrou uma façanha que pode ser chamada daquelas ‘histórias pra cachorro’.

As pessoas que têm um animal de estimação sabem o quanto representa e qual é o sentimento de uma perda somo essa.

Esse drama envolveu uma família semanas atrás, do Parque dos Lima, com o desaparecimento repentino da cadelinha ‘Hanna’, sem raça definida, de propriedade de Leandro Gomes da Silva, morador na região Sul da cidade.

Com a ajuda dos familiares, andou pelo bairro, divulgou nas redes sociais, perguntou aos vizinhos, aos amigos para auxiliá-lo a tentar localizá-la, porém sem sucesso até a última quinta-feira.

No mesmo bairro, algumas quadras distantes da casa, próximo aos estabelecimentos comerciais da Av. Paulo VI, em um terreno desocupado, uma dentista, moradora nas imediações, sensibilizada ao avistar e perceber que o animal estava perdido, recorreu a uma prima e não teve dúvidas em acolhê-la e oferecer abrigo.

Constataram que o animal estava bem, sem ferimentos, deparando com indicativos de uma tatuagem de identificação característica do Canil Municipal, feita em todos aqueles animais que são esterilizados pelo serviço de castração, mantido pela Prefeitura de Franca.

Essa prima da dentista fez contato com o Canil, que informou que pelo número da tatuagem na barriga do animal chegaria ao proprietário, que seria comunicado sobre o encontro da cadelinha.

Ao receber a informação pelo Canil Municipal, o proprietário do animal Leandro Gomes agradeceu e destacou a importância do serviço municipal e gratuito de castração de animais de pequeno porte, de cães e gatos na cidade, o que possibilitou a identificação e o resgate da cadelinha.

Balanço das castrações

A Secretaria de Meio Ambiente informou que o serviço de castração animal esteve suspenso nos últimos anos e foi retomado no início deste semestre, após a realização de uma licitação, onde a Prefeitura contratou uma clinica especializada que oferece esses procedimentos (média de 300 por mês), mediante prévia solicitação que deve ser feita junto ao Canil Municipal.

A cirurgia é gratuita e, prioritariamente, voltada para os cães e gatos comunitários, ou seja, àqueles sem dono, que vivem nas ruas e também as demais pessoas com domicílio no município.

Foram realizados até o momento, 650 cirurgias. O investimento global para a oferta de 3,2 mil esterilizações é da ordem de R$ 260 mil.

A castração tem o propósito de ajudar no controle dessa população e diminuir a incidência de cães e gatos soltos pelas vias públicas, sujeitos a acidentes e, muitas vezes, mal cuidados, o que pode gerar punições aos responsáveis.

Programa de doação

O Canil Municipal informa que está com um Programa de Doações, onde oferece uma variedade de cães para quem se interessar. Nesta sexta-feira, pelo menos, 25 estavam disponíveis, de variadas raças e tamanhos.

O canil está localizado na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis e funciona das 8h às 16h30. É sugerido que a pessoa interessada em conhecer os animais, faça o agendamento para visita pelo telefone 3703-9389.

 


+ Animais