Em Franca, Arquivos Municipais recebem vistoria técnica do governo de São Paulo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de novembro de 2021 às 10:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sistema de Arquivos e Gestão Documental vem passando por aprimoramentos contínuos e recebeu visita de técnicos de São Paulo

Técnicos do Arquivo Público do Estado de São Paulo

 

O Sistema de Arquivos e Gestão Documental, mantido pela Prefeitura de Franca, vem passando por aprimoramentos contínuos, buscando atender as previsões legais contidas na legislação federal, que trata dos Serviços de Informações ao Cidadão (SIC).

Na última quarta-feira, o oficial administrativo do Arquivo Público do Estado, Rodrigo Fagundes Sardinha Benetton, acompanhado pela assistente Susan Novaes de Oliveira, visitou os departamentos municipais para o acompanhamento de rotina da evolução dos serviços na cidade.

Ele foi recebido pela secretária de Administração e Recursos Humanos, Marina Mattos e Adilson Marquete, que coordenam esse trabalho.

O oficial do Arquivo Estadual revelou que Franca tem avançado a cada ano e quem esteve no Arquivo Central, mantido em um espaço anexo a sede da Emdef, se surpreendeu com o volume de documentos armazenados e a maneira como estão organizados e informatizados.

É utilizada ainda pelo município, a tabela de temporalidade prevista na legislação municipal para a classificação e eliminação de documentos.

A secretária Marina Mattos destacou que tem recebido várias solicitações de municípios de outras regiões para conhecer a estrutura dos Arquivos de Franca, onde estão se inspirando para a instalação de estrutura semelhante em seus municípios.

As equipes estiveram no Arquivo Central, anexo a sede da Emdef, no Distrito Industrial, no Arquivo mantido em um dos pavilhões da antiga Francal e também no Arquivo Permanente Municipal, sediado no Colégio Champagnat, que armazena um rico acervo da cidade, sendo que boa parte digitalizado.

Ao concluir as três visitas, o Rodrigo Benetton reiterou que na parte administrativa, a gestão documental da cidade está em plena evolução, com planos consolidados de expansão.


+ Cotidiano