Em Franca, 51ª Expoagro começa nesta quinta, 19, com exposição de animais

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 19 de maio de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programação da parte técnica da 51ª Expoagro Franca, terá início nesta quinta-feira, 19 e prosseguirá até o dia 29, deste mês

51ª edição da Expoagro vai até dia 29 deste mês

 

O Parque de Exposições ‘Fernando Costa’ recebeu os primeiros animais, os equinos da raça Mangalarga Machador e o gado Gir, que farão parte da programação da parte técnica da 51ª Expoagro Franca, que terá início nesta quinta-feira, 19 e prosseguirá até o dia 29, deste mês.

A partir desta quinta-feira, serão realizadas a exposição e o Julgamento do Mangalarga Machador até o próximo sábado, além da Prova ‘Três Tambores’, também neste sábado, 21, no período das 8 às 17h, com entrada gratuita ao público.

A programação prevê ainda a partir de domingo, 22 ao dia 25, a realização do ‘Torneio Leiteiro’, com ordenhas previstas para os horários das 6, 14 e 22h), os Julgamentos dos Gados Nelore e Gir, no período de 26 a 28, deste mês e Julgamento do Mangalarga Paulista, nos dias 27 e 28.

Para o sábado, 28 e domingo 29, estão marcadas as provas equestres ‘Team Peanning’ e ‘Ranch Sorting’, respectivamente, além da tradicional ‘Expocães’, no domingo, a partir das 9h.

A exposição dos animais, julgamentos e provas poderão ser visitadas durante a feira, no horário das 8 às 17h, gratuitamente.

A estimativa dos organizadores é que cerca de 500 animais estejam presentes na exposição durante o evento.

Circuito de Palestras

Além da exposição de animais, a parte técnica da Expoagro também contempla a realização do Circuito de Palestras, em parceria com a Fafram (Fundação Educacional de Ituverava), Universidade de Franca e Sebrae.

Para sexta-feira, 20, às 8h30 e às 10h, estão previstas as palestras “Equinos: o que o produtor deve saber?”, com Samuel dos Santos Souza e a “Sustentabilidade na Cafeicultura”, ministrada pelo professor Gustavo Pincerato Figueiredo, respectivamente, ambos da Fafram.

No sábado, 21, será realizado o lançamento do Programa ‘Mais Pecuária Brasil’, por Carlos Vinícius, coordenador técnico nacional do programa.

Já no dia 25, o tema “Manejo de bicho-mineiro no café” será abordado pela professora Alessandra Marieli Vacari, da Unifran, às 13h30.

Para o dia 26, duas palestras estão marcadas, sendo às 9h, com o professor Vinícius Antônio Maciel Júnior, da Fafram, que vão tratar sobre o tema ‘Desafios da Agricultura 4.0 na Era Digital’ e às 14h, Kárita Miguel do Sebrae apresenta as ‘Soluções Inovadoras para quem depende do campo’.

O Circuito de Palestras será encerrado no dia 28, deste mês, às 08h30, com a palestra ‘Inovações tecnológicas utilizadas na produção cafeeira’, com o professor Gilson Silvério da Silva, da Unifran.

Todas as palestras serão realizadas, gratuitamente, no auditório do Parque de Exposições ‘Fernando Costa’ e são destinadas a estudantes e universitários da cidade, produtores, técnicos, dentre outros, sem a necessidade de inscrições antecipadas.


+ Cotidiano