Em 4 meses, Detran flagra 337 motoristas alcoolizados em Franca e 313 recusas

  • Robson Leite
  • Publicado em 18 de maio de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nos primeiros quatro meses deste ano foram 10.922 veículos fiscalizados em Franca, frente a 2.632 no mesmo período do ano anterior

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) divulgou que as abordagens em veículos em Franca aumentaram em 315% nos quatro primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2023.

Em cerca de 120 dias deste ano foram 10.922 veículos fiscalizados, frente a 2.632 veículos fiscalizados no mesmo período do ano anterior.

A fiscalização do Detran-SP, por meio da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), que tem o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção registrou, no mesmo período, 337 autuações por alcoolemia, número que havia sido de 136 nos quatro primeiros meses de 2023.

De janeiro a abril de 2024, as operações registraram 313 recusas de motoristas ao teste do bafômetro, 20 autuações por direção sob influência de álcool e uma autuação por crime de trânsito – aplicada quando o condutor dirige embriagado.

Todas as polícias

Já no mesmo período de 2023 foram 118 recusas de motoristas ao teste do bafômetro, 17 autuações por direção sob influência de álcool e uma autuação por crime de trânsito.

A ação é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) — órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) –, com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

“Estamos atuando firmemente nas duas pontas: prevenção, por meio das campanhas educativas de conscientização, e fiscalização, para coibir comportamentos criminosos. Toda vida importa – e esse é um tema que deve interessar e mobilizar todos, cada um fazendo seu papel para um trânsito seguro e pacífico”, sustenta Eduardo Aggio, diretor-presidente do Detran-SP.

Os órgãos estaduais de trânsito estão engajados no Maio Amarelo, movimento internacional pela vida nas ruas e estradas. Atrelado às ações de fiscalização, o Detran-SP e o Governo de SP realizaram 11 campanhas educativas e de conscientização.

 


+ Trânsito