Eleição para Presidência da Câmara movimenta a política de Franca hoje

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 2 de dezembro de 2021 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Escolha do presidente vai delimitar influência de Alexandre sobre o Poder Legislativo

Câmara de Franca

Escolha do presidente vai delimitar influência de Alexandre sobre o Poder Legislativo

Os vereadores de Franca vão escolher logo mais, a partir das 9 horas, o presidente da Casa de Leis para o ano que vem.

Também serão escolhidos os integrantes da Mesa Diretora e das comissões da Câmara Municipal.

O atual presidente é Claudinei da Rocha que está disposto a disputar a reeleição.

A princípio, Claudinei acreditou que não haveria disputa mas Carlinhos Petrópolis também disponibilizou seu nome e começou a articular apoios.

Até o momento, a disputa ficava no universo do Poder Legislativo, o que teoricamente é o correto.

Mas o poder executivo passou a tentar influenciar a escolha dos vereadores inicialmente de forma discreta e, nos últimos dias, abertamente.

Kaká foi o nome escolhido por Alexandre para entrar na disputa pela presidência o que causou um grande racha entre os vereadores.

Carlinhos conseguiu apoios importantes, como Donizete da Farmácia, e sua candidatura foi ganhando mais força do que o esperado.

Como está?

Até esta quarta-feira, com seis votos assegurados e os demais divididos entre os adversários, Carlinhos teria os votos necessários para vencer a disputa.

Mas, pelas informações de bastidores, Alexandre Ferreira articulou para unificar as candidaturas de Claudinei e Kaká para tentar bater Carlinhos. Claudinei seria o cabeça de chapa.

O dia de ontem foi de muitas negociações de bastidores, principalmente com os cargos da Mesa, de ambos os lados, em busca dos votos necessários.

Pela apuração informal realizada pelo Jornal da Franca, cada um dos candidatos, Claudinei e Kaká, contam com seis votos cada.

A definição da eleição sairá dos votos dos vereadores Gilson Pelizaro, Daniel Bassi e Lindsay Cardoso, que ainda não teriam batido o martelo.

Ingerência

Os vereadores do grupo de Carlinhos estão decididos a vencer a eleição em razão, segundo eles, da defesa da autonomia do Poder Legislativo.

Eles afirmam que querem que a decisão ocorra por vontade dos vereadores e não atendendo a uma indicação ou capricho do Poder Executivo.

Outro assunto relativo que tem causado muita conversa de bastidor na Câmara é que haveria um acordo entre vereadores e prefeito para que Claudinei fosse eleito no primeiro ano de mandato e Carlinhos no segundo, acordo esse que estaria sendo rompido.


+ Política