Eleição para Presidência da Câmara de Franca: três ainda seguem no páreo pelo cargo

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 24 de outubro de 2021 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nos bastidores, é senso comum que Palamoni não vai mais disputar o cargo mas, ainda assim, restam três pretendentes

Nos bastidores, é senso comum que Palamoni não vai mais disputar o cargo mas, ainda assim, restam três pretendentes

O cargo de presidente da Câmara de Franca, este ano, está mais disputado que o normal. Até dias atrás, eram quatro vereadores de olho no cargo. Agora, a pouco mais de um mês para a eleição, há três postulantes ao cargo.

O vereador ocupar a cadeira de presidente traz, como benefício real, um extra em seu salário de aproximadamente mil reais e uma sala privativa na Câmara.

Fora isso, trata-se de status ou conveniência política. Neste segundo caso, geralmente também envolve a condução de interesses do Poder Executivo na Câmara.

Fato que marca claramente este cenário ocorreu em 2017, quando o prefeito Gilson de Souza tentou fazer presidente o seu irmão, Nirley de Souza. Na época, a maioria dos vereadores discordou da estratégia e votou em seu concorrente, Marco Garcia.

Desta vez, a coisa é diferente. Dos quatro pré-postulantes ao cargo, todos são da base de apoio ao prefeito de Franca: Pastor Palamoni, o atual presidente, Claudinei da Rocha, Carlinho Petrópolis e Kaká.

Destes, Palamoni não deverá entrar na briga e a tendência é que apoie Kaká. Com três vereadores ainda na disputa prévia do cargo, está tudo em aberto.

O que se espera, nos bastidores, é que dois dos grupos se unam em acordo político envolvendo a maioria dos vereadores e já negociando inclusive a Presidência do ano que vem.

Atualmente, o flerte vem acontecendo mais fortemente é o de Claudinei da Rocha e Carlinho. O objetivo seria compor um acordo para evitar que Kaká – apontado como candidato do Executivo- vença.

Negociação

Entre uma negociação e outra, estão os cargos da Mesa Diretora: vice-presidente (que pouco participa da sessões e decisões), 1º Secretário, que tem atuação mais ativa, e 2º Secretário, figura quase ilustrativa.

Até o momento, segundo os votantes, ou seja, os vereadores, até o momento o páreo está equilibrado e não há favoritos.


+ Política