É realmente necessário consumir açúcar para ter energia? Nutricionista explica

  • Salvador Netto
  • Publicado em 13 de janeiro de 2021 às 22:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O açúcar (ou sacarose) não é essencial e alimentos açucarados podem ser consumidos de várias maneiras diferentes

Quantas vezes foi aconselhado a consumir açúcar de manhã para começar o dia com energia?

Não, o açúcar (ou melhor, a sacarose)não é essencial, nem de manhã nem à noite, porque podemos consumir alimentos açucarados de muitas maneiras diferentes.

À “abc”, a nutricionista Mireia Cabrera Cárdenas alerta que a afirmação “o café da manhã é a refeição mais importante do dia” é um mito, pois não é obrigatório tomar o café da manhã todos os dias se no resto do dia nos alimentamos bem.

“Não é verdade que devemos consumir alimentos açucarados para ter energia de manhã. Se não tivermos vontade de comer, não é necessário tomar o café da manhã e se realmente quisermos tomar, é importante escolher alimentos que nos deem energia, mas que tenham um alto valor nutricional, como escolher a fruta em vez da versão em suco, por exemplo”.

Mireia explica que o que conhecemos como “açúcar” é na verdade a sacarose.

Essa sacarose, por sua vez, é composta de uma molécula de glicose e outra de frutose, e o corpo pode extrair essas mesmas moléculas de alimentos muito diferentes, “como um pedaço de fruta ou um cubo de açúcar”.

“Obviamente, o impacto que a escolha de um ou outro alimento terá no organismo será muito diferente, principalmente pelo fato de possuírem matrizes dietéticas distintas: a fibra do fruto integral faz com que o açúcar no sangue suba menos e por isso também nos satisfaz mais”, diz.