Dores na coluna podem afetar a saúde mental; entenda melhor a relação

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 17 de setembro de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As dores na coluna, que tanto incomodam, também podem trazer problemas como a depressão, ansiedade e estresse

Milhares de pessoas sofrem com problemas de coluna no Brasil – foto Freepik

 

As dores na coluna são um problema que atinge muitas pessoas no Brasil e no mundo. E esses desconfortos lombares causam diversos problemas de saúde, que resultam assim em limitações físicas em suas vidas.

Mas as dores na coluna também têm consequências para a saúde mental, podendo desencadear ou agravar sintomas de depressão, ansiedade e estresse, como explica o Dr. Bruno Fabrízio, ortopedista.

“Esses problemas de dores lobares frequentemente causam desconforto físico, limitações nas atividades diárias e, em alguns casos, uma qualidade de vida significativamente reduzida”.

“No entanto, além dos efeitos físicos óbvios, é possível apontar uma conexão entre a dor crônica nas costas e problemas de saúde mental”, comenta o profissional, que é especializado em cirurgia endoscópica da coluna vertebral e procedimentos minimamente invasivos para o tratamento da dor.

Como as dores na coluna afetam a saúde mental?

As dores na coluna podem, por exemplo, trazer a sensação de impotência e isolamento por não conseguir realizar atividades, o que contribui para problemas emocionais.

Além disso, as dores constantes podem afetar a qualidade do sono, aumentando a instabilidade do humor.

Assim como as dores nas costas podem desencadear questões de saúde mental, um problema emocional também pode aumentar os desconfortos.

“Indivíduos que sofrem de depressão podem ser mais sensíveis à dor, tornando a sensação mais intensa e debilitante”, alerta o Dr. Bruno Fabrízio.

O que fazer?

O primeiro passo contra as dores na coluna é consultar um ortopedista. “Quando a dor nas costas passa a interferir significativamente na qualidade de vida, a busca por soluções eficazes é crucial”.

“Realizar uma consulta com um profissional especializado na realização de procedimentos cirúrgicos pontuais pode proporcionar aos pacientes a chance de recuperar a mobilidade e a qualidade de vida que era afetada pelas dores na área lombar”, declara o especialista.

Assim, você evita tanto as consequências físicas quanto as mentais desse problema. Além disso, vale lembrar que se a sua saúde mental estiver sendo afetada, é importante buscar especialistas nessa área também.

*Informações Alto Astral


+ Saúde