Dinheiro esquecido nos bancos: Banco Central devolveu R$ 900 mil antes de sair do ar

  • Robson Leite
  • Publicado em 26 de janeiro de 2022 às 18:00
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O serviço do Banco Central de consulta ao dinheiro esquecido em bancos fez tanto sucesso que tirou o site da instituição do ar

Antes de ficar fora do ar, o serviço de consulta ao dinheiro esquecido em bancos pela população permitiu que R$ 900 mil fossem requeridos pelos seus donos. O novo sistema entrou no ar na terça-feira (25), gerando instabilidade nas plataformas do Banco Central.

Segundo o BC, foram realizadas 8,5 mil solicitações ao SRV (Sistema Valores a Receber). O dinheiro será devolvido aos cidadãos e empresas em 12 dias via Pix.

“Essas demandas representam um pequeno primeiro passo frente ao potencial de R$ 3,9 bilhões e 28 milhões de CPF e CNPJ nessa primeira fase”, diz o Banco Central, segundo notícia do portal 6 Minutos.

Mas que dinheiro esquecido é esse?

São valores de contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível, tarifas e parcelas de operações de crédito cobradas indevidamente, cotas de capital e rateio de sobras líquidas participantes de cooperativas de crédito e recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados.

E como solicitar esse dinheiro?

As pessoas poderão solicitar diretamente ao banco ou instituição que está com esse dinheiro. O pagamento poderá ser feito por Pix na conta indicada pelo beneficiário.

São R$ 8 bilhões já disponíveis?

Não. O BC informa que R$ 3,9 bilhões já podem ser devolvidos nesta primeira fase. O restante estará livre no segundo semestre. Essa segunda parte refere-se a dinheiro parado de:

a) – tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente;

b) – contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;

c) – contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e

d) – outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

Como acessar o Registrato?

Primeiro é preciso saber se o sistema identifica que a pessoa tem direito a esse recebimento. Para isso, basta consultar o serviço Valores a Receber.

Quando o serviço estiver funcionando, é preciso informar o CPF ou CNPJ da empresa. Se houver saldo parado em alguma instituição, aparecerá a mensagem ‘”Atualmente, você não possui valores a receber”.


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