Diego Figueiredo celebra nome na lista dos 100 discos de jazz mais ouvidos nos EUA

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 27 de novembro de 2021 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

‘Importante para a música brasileira’, diz músico de Franca que está na seleção da revista Jazz Week há 24 semanas. Álbum ‘Antarctica’ tem 12 faixas e foi lançado janeiro

Diego Figueiredo, músico francano, é considerado um dos melhores guitarristas do mundo

 

Aos 41 anos de idade, o instrumentista de Franca, Diego Figueiredo, celebra mais uma conquista na carreira.

O álbum “Antarctica”, mais recente obra do músico brasileiro, lançado em janeiro de 2021, está há 24 semanas na lista dos 100 discos de jazz mais ouvidos nos Estados Unidos neste ano.

O balanço é da revista “Jazz Week”, especializada no segmento musical em que Diego se dedicou ao longo dos anos e fez sucesso nacional e internacionalmente.

“Isso é uma emoção, é algo muito importante para a música brasileira, porque é muito difícil um músico brasileiro conquistar esse espaço nos EUA, primeiramente porque os EUA são um país com carga musical grandiosa e qualidade extraordinária, todos os músicos tem uma qualidade muito grande, padrão muito alto”, afirmou.

Carreira internacional

Diego e a cantora Cyrille Aimée

 

Essa nova conquista é celebrada quase dois anos após outro trabalho dele estar no Grammy Awards 2020, considerado o Oscar da música mundial.

Ao lado da cantora Cyrille Aimeé, ele concorreu, em janeiro do ano passado, na categoria “melhor arranjo instrumental com acompanhamento de voz”, com a composição Marry Me a Little.

Diego já foi premiado duas vezes pelo Montreux Jazz Festival, na Suíça, e é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.

Ele também se apresentou em 60 países e lançou discos nos Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Japão, China, entre outros.

“O jazz para mim é uma filosofia de vida. Eu vejo o jazz como uma liberdade. Tenho o jazz como estilo de vida, porque é onde a gente pode improvisar, criar as coisas em momentos inesperados, entrar em lugares que a gente não conhece e tentar se sair bem também. O jazz para mim tem esse significado muito interessante, muito importante para mim”, revelou.

Volta ao Brasil

Diego já dividiu palco com grandes nomes da música, como Belchior

 

Com agenda cheia e shows programados para dezembro em diversas localidades dos Estados Unidos, o músico ainda não sabe quando retornará ao Brasil para novas apresentações.

Em terras brasileiras, já dividiu palco com grandes nomes da música popular, como Belchior, Moraes Moreira, Dominguinhos, Demônios da Garoa, João Bosco, Renato Teixeira, entre outros.

Ele disse estar com saudades de rever amigos e familiares e prometeu shows na região de Franca, onde nasceu.

“Eu sempre fico muito feliz em tocar aí no Brasil. Logo logo estarei de volta, fazendo shows com vocês da nossa região”.

*Informações G1


+ Música