Dia Mundial evoca o toque de mistério e magia que torna o rádio tão popular

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 13 de fevereiro de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A rádio tem um toque de mistério e magia que é tão popular e, se bem utilizado, cativa o seu público como nenhum outro meio. 

Você é daqueles que não consegue viver sem ouvir rádio? É estranho tomar banho sem aquelas músicas que você tanto gosta de fundo? Você não aguenta caminhar até o trabalho sem ouvir a voz do seu locutor favorito contando o que está acontecendo no mundo? 

Desde o seu nascimento na Brant Rock Station, em Massachusetts, naquela distante véspera de Natal de 1906 , o rádio tem sido um meio fundamental de comunicação difundido e utilizado em todo o mundo.

Teve seu momento de máximo esplendor durante a campanha inglesa na Segunda Guerra Mundial, quando a voz de Edward R. Murrow, na CBS, foi a única coisa que manteve elevado o moral da população britânica que sofria com os constantes bombardeios da Luftwaffe.

Mistério e magia

A rádio tem um toque de mistério e magia que é tão popular e, se bem utilizado, cativa o seu público como nenhum outro meio. 

Aumenta a imaginação do ouvinte , que não tem escolha a não ser absorver cada palavra que passa pelo receptor. A Rádio utiliza com maestria o instrumento mais belo e dinâmico que existe, cheio de nuances e detalhes que fazem dela uma experiência nova a cada dia: a voz .

Todos os anos, no dia 13 de fevereiro , é comemorado o Dia Mundial da Rádio, para homenagear o meio que esteve tão presente nos momentos chave da história do século XX e que, ainda hoje, com toda aquela superabundância de opções de competição e lazer, continua a lutar como um tigre para demonstrar que o som é tão evocativo e atraente como a imagem ou a palavra escrita e que a rádio continua a ser um meio capaz de encontrar um lugar no mundo.

Evocar o rádio

Amante, amiga, objeto de estudo e companheira em tantos momentos de silêncio, a rádio nos acompanha e está sempre ao nosso lado, mesmo que nem percebamos. Como as palavras são levadas pelo vento, veja aqui algumas das melhores frases sobre o rádio:

“O rádio marca os minutos da vida; o jornal, as horas; o livro, os dias.” 

Jacques H. de la Lacreitelle, escritor

“Basicamente, o rádio não mudou ao longo dos anos. Apesar de todas as melhorias técnicas, tudo se resume a um homem ou uma mulher e um microfone, tocando música, compartilhando histórias, falando sobre problemas, comunicando-se com o público.” 

Casey Kasem

“O rádio não tem futuro, os raios X serão uma farsa e máquinas voadoras mais pesadas que o ar são impossíveis.” 

William Thomson, físico e matemático britânico

“Sempre que no rádio você consegue alcançar alguém em um nível emocional, você está realmente se conectando.” Casey Kasem

“Se há algo que fecha a porta à investigação construtiva, é a palavra milagres. Para um agricultor medieval, um rádio seria um milagre.” 

Richard Dawkins, biólogo evolucionista e comunicador científico

“O rádio afeta as pessoas de uma forma muito íntima, cara a cara, e oferece todo um mundo de comunicação silenciosa entre o escritor-falante e o ouvinte.” 

Marshall McLuhan, filósofo e cientista da comunicação

“As pessoas sempre vão querer que alguém monte uma playlist de músicas para elas, para sentirem afinidade, para se sentirem pertencentes a um grupo […]. É por isso que a rádio continuará existindo”.

Mario Pergolini, apresentador de rádio e televisão.

“Um dia, nossos pais chegaram em casa e nos ouviram, e pensaram que era o rádio, mas nosso avô disse que éramos nós.” 

Barry Gibb

“Ando por aí todos os dias com um rádio tocando constantemente na minha cabeça, e essa rádio toca muitos sucessos. Mas são todas músicas minhas, então é algo para ficar animado 24 horas por dia.”

R.Kelly

“O rádio é mais poderoso quanto mais nos assemelhamos à forma como falamos uns com os outros. É por isso que Howard Stern é um grande talento do rádio. As pessoas no seu programa estão conversando entre si. Você pode não gostar do que eles estão dizendo, mas são conversas reais.”

Ira Vidro

“Procuro reservar alguns momentos para alimentar o cérebro (leio, ouço programas de rádio) e me encher de aprendizado.” 

Stacy Brown-Philpot.

(Com informações do portal Muy Interesante)


+ Comunicação