Deve e não nega? Inadimplentes priorizam pagamento de dívidas com bancos e cartões

  • Robson Leite
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em um cenário econômico ainda instável e com uma inflação aquecida, a quitação de dívidas passou a ser ditada por ordem de necessidade

Brasileiros com contas em atraso priorizam o pagamento de dívidas com bancos e empresas de cartão de crédito. Isso é o que mostra o Indicador de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, divulgado com exclusividade no portal 6 Minutos.

Em outubro, 50% das dívidas de consumidores inadimplentes foram quitadas em até 60 dias após a negativação. Por segmento, as dívidas contraídas em bancos e cartões foram as que que registraram maior percentual de pagamento: 62%.

“As dívidas contraídas em bancos e cartões têm prioridade para o pagamento, pois as pessoas precisam estar em dia com esse compromisso financeiro para continuar tomando crédito no mercado”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Ranking de recuperação

Em sequência, aparecem os pagamentos do setor Utilities (60,1%), como água, luz e gás. Os débitos em varejo estão em terceiro lugar no ranking de recuperação.

“Em Utilities não é diferente, pois os consumidores tendem a priorizar a quitação dessas contas referentes a serviços básicos essenciais como, água, eletricidade e gás. Em um cenário econômico ainda instável e com uma inflação aquecida, a quitação de dívidas, assim como o modelo de consumo, passou a ser ditada por ordem de necessidade”, diz Rabi.

A análise por região revela que o Nordeste foi a área com o maior percentual de quitação de dívidas em outubro de 2021. Após 60 dias de negativação, 54,3% dos débitos foram ressarcidos.


+ Economia