Detran alerta: bandidos começam o ano com todo gás e aplicam golpes pela internet

  • Marcia Souza
  • Publicado em 3 de janeiro de 2022 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Marginais estão oferecendo serviços fraudulentos por meio de sites e perfis falsos em redes sociais

Marginais estão oferecendo serviços fraudulentos por meio de sites e perfis falsos em redes sociais

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alerta que marginais já começaram o ano com todo o gás, aplicando golpes pela internet em nome do órgão.

As ações são praticadas por meio de sites e perfis falsos na web, pelos quais os estelionatários oferecem supostos benefícios para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que oferecem?

Para quem deseja obter a primeira habilitação, os golpistas costumam oferecer aos candidatos a CNH facilidades – falsas e ilegais.

Uma delas é se habilitar sem a necessidade do cidadão realizar todas as etapas do processo como aulas (teóricas e práticas) e exames (teórico e prático), que são exigidos por lei.

Em troca, o interessado deve efetuar o pagamento de um determinado valor para a emissão do documento, quase sempre por pix, que não pode ser desfeito.

“A população deve ficar alerta para golpes como esses. Para ser habilitado, o aluno deve obrigatoriamente passar por todas as etapas do processo de habilitação”, informa o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani, em nota divulgada.

“Pelos canais oficiais do Detran-SP, o condutor pode também solucionar grande parte das pendências”, completa o diretor.

Como reconhecer perfil falso?

Nas redes sociais, os perfis oficiais do Detran-SP possuem o selo de verificação, que comprova a originalidade do usuário.

Para esclarecer dúvidas de cidadãos ou enviar uma solicitação via Facebook, Twitter ou Youtube, o perfil oficial é somente o @detransp. No Instagram, a conta verdadeira é a @detranspoficial.

Confira sempre as informações do perfil, como por exemplo: fotos do usuário, números de conteúdos postados, e as interações da página.

O Detran-SP ressalta que nenhum atendente da autarquia procura o cidadão pelas redes sociais de forma voluntária. Informações sobre dados bancários, número de WhatsApp também não são solicitados pelos atendentes.

Denúncia

Caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181.

O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site:

www.webdenuncia.org.br


+ Tecnologia