Destinação do IR para entidades pode ser feita até esta segunda-feira, 30

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de dezembro de 2019 às 22:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para que as instituições recebam e utilizem os valores em 2020, a destinação deve ser feita até hoje, 30

Os diversos projetos sociais mantidos por entidades de Franca que dão assistência para crianças e adolescentes, como creches, abrigos e outros que atendem idosos, na área da saúde e que cuidam de segurança, poderão incrementar mais seus atendimentos a partir da destinação do percentual de 3% do Imposto de Renda.

 Até esta segunda-feira, 30 de dezembro, é possível destinar o percentual para as entidades assistenciais locais. 

O Conselho Municipal da Criança e Adolescente está incentivando a participação dos contribuintes, considerando que o potencial é grande e ninguém precisa tirar o dinheiro do bolso, apenas abaterá no imposto que obrigatoriamente terá que pagar.

Para escolher a instituição e o valor que deseja destinar é simples, basta acessar o site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br) e no ícone Conselho da Criança e Adolescente, localizar a opção boleto, lançar o valor e imprimir. Depois é só fazer o pagamento na rede bancária até o dia 30. Na ocasião da declaração no ano que vem é possível ainda a pessoa física complementar a destinação com outros 3% do montante que terá de pagar e abater.

Para que as instituições recebam e utilizem os valores no ano que vem, a destinação deve ser feita até esta segunda, 30 de dezembro.

Esse tipo de destinação que não gera encargo, pode ser abatida na declaração que deverá ser apresentada à Receita Federal no ano seguinte à contribuição. 

Os recursos são usados para custear projetos desenvolvidos por instituições que buscam a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Além das pessoas físicas que podem destinar até 6% do imposto devido, as empresas também podem contribuir, porém o percentual é de 1% sobre o lucro real.


+ Cotidiano