Deputados paulistas querem mais proteção e respaldo aos portadores de fibromialgia 

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 13 de maio de 2022 às 17:00
  • Modificado em 13 de maio de 2022 às 17:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa de compartilhar conhecimentos e informações verdadeiras também está inclusa nas pautas

Iniciativa de compartilhar conhecimentos e informações verdadeiras também está inclusa nas pautas

No calendário oficial do Estado de São Paulo, 12 de maio é considerado o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia. A data de hoje simboliza o debate sobre uma doença ainda sem cura, bem como uma advertência geral para cuidados de saúde.

Alguns deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo contam com projetos que incluem, assistência médica, tratamento e atendimento preferencial aos portadores da síndrome, por parte dos órgãos hospitalares do estado.

Além disso, a iniciativa de compartilhar conhecimentos e informações verdadeiras sobre a fibromialgia também está inclusa nas pautas.

Um desses projetos visa a criar a política estadual de atendimento à fibromialgia. Se aprovado, o projeto também incentiva o poder público a oferecer centros especializados e preparados para atender esses pacientes.

Outro projeto em tramitação no Legislativo estadual pretende tornar obrigatório o atendimento preferencial aos portadores da fibromialgia. Essa ação inclui órgãos públicos, empresas públicas e instituições concessionárias de serviços.

Sobre a doença

A fibromialgia é uma doença crônica que causa incômodos musculares em diversas partes do corpo. Em alguns pacientes também são notados sinais de cansaço, depressão e ansiedade, além de irritações intestinais que podem se agravar se não forem tratadas desde o início.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia afeta 2,5% da população mundial. No Brasil, são cerca de sete milhões de pessoas diagnosticadas. Vale ressaltar também que a maior incidência se apresenta em mulheres entre 30 a 50 anos.

Embora seja uma doença sem cura definitiva, a fibromialgia tem tratamento (que inclui medicações, atendimento psicológico e atividade física), o qual diminui os sintomas e confere maior qualidade de vida.

Dia Estadual da Fibromialgia

A Lei 15.461/2014, que instituiu o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia, tem por objetivo debater assuntos relacionados ao tema, promovendo a troca de experiências e informações entre profissionais, pacientes e a sociedade em geral.


+ Política