Deputada quer encontro do ministro Tarcísio de Freitas com empresários francanos

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 8 de janeiro de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para apoiar Tarcísio Freitas, possível candidato de Bolsonaro em São Paulo, PP pode ganhar reforço de Eduardo e Carla Zambelli

O ministro Tarcísio de Freitas é apontado como o favorito de Bolsonaro para ser candidato ao governo de SP

Segundo informações dos meios políticos, a deputada Carla Zambelli estaria de mudança de partido e, mais ainda, empenhada na candidatura do ministro Tarcísio de Freitas ao governo do Estado de São Paulo.

Nesse sentido, estaria articulando o encontro do ministro com empresários de Franca e outras cidades, como meio de projetar o ministro e o deixar informado sobre as necessidades dos municípios paulistas.

Tanto é que o assunto tem mais desdobramentos. Segundo o jornal Estado de São Paulo, a bancada paulista do Progressistas (PP) pode ganhar reforços importantes durante a janela partidária em troca de confirmar seu apoio à possível candidatura do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ao governo de São Paulo.

As tratativas envolvem a filiação de deputados bolsonaristas ao partido do ministro Ciro Nogueira. Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli (PSL-SP) estão entre os nomes colocados na mesa de negociação.

Disputa 

Esse seria um “dote” poderoso para confirmar o casamento e acabar com a divisão interna do PP-SP, cobiçado por Rodrigo Garcia (PSDB).

Porém, com 1,84 milhão de votos em 2018, o filho de Jair Bolsonaro também é o sonho do PL, partido do presidente. Guilherme Mussi, presidente do PP-SP, trabalha para que a seção estadual esteja com Rodrigo Garcia, atual vice de João Doria (PSDB).

Mas há no partido, em São Paulo, simpatizantes de Bolsonaro, como Guilherme Derrite. A eventual entrada de Eduardo Bolsonaro no PP seria mais um obstáculo para a aliança do partido com Garcia. Ou alguém imagina o filho do presidente pedindo votos para o candidato de Doria ao governo do Estado?

Mesmo sem ter sido confirmada, a pré-candidatura de Tarcísio já empolga bolsonaristas paulistas: eles se preparam para ciceronear o ministro em um tour por São Paulo. O líder da “bancada bala”, deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), já declarou apoio ao titular da Infraestrutura. O Palácio dos Bandeirantes está de radar ligado nesses movimentos.

Franca no radar

Carla Zambelli programa encontros de Tarcísio com empresários e apoiadores em centros regionais importantes, como Franca, São José do Rio Pardo e Valinhos. A “equação Tarcísio” envolve ainda a deputada estadual Janaina Paschoal: ela poderá ser vice dele ou candidata ao Senado na chapa.

Janaina, ainda no PSL-SP, como Eduardo e Zambelli (desafetos dela, diga-se), está prestes a embarcar no “Aerotrem” do PRTB. Nas redes sociais, ela incrementou sua publicação de posts na linha “antivax” para se reconectar com o eleitor bolsonarista.


+ Cidades