Depois das festas de fim de ano, ônibus de monitoramento volta a ficar “escondido”

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 19 de março de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O ônibus de monitoramento eletrônico foi adquirido pelo Governo Federal e repassado para a Prefeitura de Franca há 8 anos

Certamente foi para impressionar as pessoas que passaram pelo centro da cidade na época das festas natalinas. Depois disso, o ônibus de monitoramento voltou a ficar ancorado na sede da Guarda Municipal, na Alameda Vicente Leporace, 4585. E, de certa forma, um tanto camuflado.

O ônibus de monitoramento eletrônico foi adquirido pelo Governo Federal, dentro do programa de combate às drogas “Crack, é possível Vencer” e repassado para a Prefeitura de Franca, após trâmite burocrático ao longo dos anos 2014 e 2015.

Até banheiro

Internamente é equipado com sala de reuniões, amplo banheiro em inox, micro-ondas, cafeteira e bebedouro. Tem moderna comunicação via rádio digital com os órgãos de segurança e hospitais.

E tem mais: monitores digitais de tela plana de 56 polegadas de alta definição, com controles digitais independentes, para 3 operadores bem instalados, com cadeiras ergonômicas e ar condicionado. Dispõe de processadores de imagens digitalizadas com capacidade de arquivo de até 30 dias.

Fora de uso no combate às drogas, o ônibus poderia ser de grande utilidade em eventos e, especialmente, diariamente no centro da cidade.

Outras desativações

Além do ônibus, a central de controle de semáforos esta desativada, bem como os vários postes com câmaras espalhados pela cidade, também não estão funcionando.

A central está instalada no Terminal Central “Ayrton Senna”, mas com as portas fechadas. Em seu interior tinha monitores, computadores e sistemas de captação e registro de imagens.

 


+ Segurança