Dependência emocional: entenda o que é e como identificar o problema

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 6 de março de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A dependência emocional pode existir em qualquer tipo de relacionamento, inclusive profissional

A dependência emocional pode existir em qualquer tipo de relacionamento, inclusive profissional – foto Shutterstock

 

Seja no âmbito amoroso, entre mãe e filhos ou até mesmo na área profissional, é sempre importante avaliar o quanto dependemos destas relações para seguir em frente, para crescer, tomar decisões ou simplesmente para nos sentirmos completos, explica a psicanalista Maristela Carvalho.

“Quando colocamos a nossa felicidade e empoderamento na mão de alguém, como se dependêssemos do outro para decolar e obter as coisas, passamos o poder para essa pessoa e, com isso, perdemos força”.

“Aos poucos, aumenta a sensação de que não somos capazes, por conta própria, de conquistar as coisas, de cumprir objetivos ou realizar nossos desejos”, detalha Maristela.

Veja quem está do seu lado

A especialista afirma que a dependência emocional nos impede de empoderar-nos, além de nos paralisar frente aos obstáculos da vida, dificultando as tomadas de decisão e estagnando o nosso crescimento.

Segundo ela, quando nos sentimos verdadeiramente empoderadas, quando não precisamos de ninguém como muleta, todos que estiverem à nossa volta participarão de nossa vida como parceiros de crescimento, complementando, somando.

“Por isso, é importante que estejamos cercados de pessoas que nos ajudem a enxergar o nosso potencial e fortalecer a nossa capacidade de crescimento, de acreditar em nós mesmos”, pontua.

Isso vale para qualquer tipo de relação, não apenas entre casais, mas também entre quaisquer pessoas que possam estar próximas e que nos ajudem a enxergar a nossa história e nossas dificuldades, que agreguem e potencializem as nossas qualidades.

Peça ajuda!

Não é fácil identificar uma dependência, especialmente a emocional. É preciso autoconhecimento para podermos entender a nossa história e perceber as nossas fragilidades e potencialidades, aponta Maristela.

“Esta percepção será possível revisitando cada trajetória ao longo dos problemas, o que muitas vezes requer apoio de um profissional, com o acompanhamento terapêutico, uma análise”, finaliza ela.

*Informações Alto Astral


+ Comportamento