Degustação Literária: Biblioteca de Franca homenageia Carolina de Jesus neste sábado

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de novembro de 2023 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Este projeto literário tem como finalidade estimular a leitura de autores brasileiros renomados e contemporâneos

Escritora Carolina Maria de Jesus é a homenageada da 45ª edição do projeto Degustação Literária – foto Socialista Morena

 

A 45ª edição do Projeto ‘Degustação Literária’ está programada para este sábado, 18, a partir das 9h30, na Biblioteca Municipal ‘Américo Maciel de Castro Júnior’, no Colégio Champagnat, com homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.

Este projeto literário tem como finalidade estimular a leitura de autores brasileiros renomados e contemporâneos, levando a reflexões e a aquisição de novos conhecimentos.

As pessoas interessadas em participar estão sendo orientadas a entrarem em contato com a Biblioteca Central, pessoalmente ou pelo telefone (16) 3711-9323.

O evento contará com a participação da escritora e psicanalista Maria Luiza Salomão, mediadora e parceira que, no ato, realizará a seleção dos textos da homenageada a serem discutidos pelos presentes.

A Biblioteca Municipal está localizada no Colégio Champagnat (Av Champagnat, 1808 – Centro).

Sobre a homenageada

Carolina Maria de Jesus é mineira, nascida em 14 de março de 1914, em Sacramento. Seus avós foram vítimas da escravidão e sua mãe era uma humilde lavadeira, mãe de mais 7 filhos.

Apesar de ter apenas dois anos de estudo formal, tornou-se escritora e ficou nacionalmente conhecida em 1960, com a publicação de seu livro ‘Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada’, no qual relatou o seu dia a dia na favela do Canindé, em São Paulo.

A escritora morreu em 13 de fevereiro de 1977. Hoje é considerada uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira.


+ Literatura