Debaixo de chuva, moradores de Serrana ficam em filas para receber vacina

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2021 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A vacinação tem por objetivo observar o impacto da Coronavac, vacina criada pelo Butantan, na transmissibilidade do coronavírus

Centenas de moradores de Serrana, cidade no interior paulista, formaram filas nesta quarta-feira (17) debaixo de chuva em frente a oito escolas públicas da cidade.

A partir das 14h, o Instituto Butantan deu início ao Projeto S, que tem por objetivo vacinar 30 mil dos 45 mil habitantes do município vizinho a Ribeirão Preto. As informações são do repórter Gustavo Fioratti, da Folhapress.

A vacinação tem por objetivo observar o impacto da Coronavac, vacina criada pelo Butantan, na transmissibilidade do coronavírus. Também será avaliada uma possível redução na sobrecarga do sistema de saúde da cidade.

Até a tarde desta quarta, 29 mil pessoas haviam aderido ao programa. José Borges, 57, e sua mulher Maria Madalena dos Santos, 56, foram acompanhados de uma filha e duas netas e chegaram às 9h na Escola Estadual Jardim das Rosas. Eram os primeiros da fila.

Esperaram até as 14h, e, ainda sem terem almoçado, José é Maria, ambos aposentados, foram os primeiros a passar os portões do colégio em direção à sala em que seriam vacinados. A imprensa não pode acompanhar o processo de perto.

Cintia, filha do casal, fez questão de entrar com os pais na sala para ver se o liquido na seringa seria aplicado corretamente. “Vi no noticiário que houve casos de agentes de saúde que fingiram estar aplicando a vacina”, disse.

Quando a chuva começou a cair, pouco antes das 14h, todas as pessoas que esperavam na fila puderam entrar na escola e receberam senhas de espera.

Elas se cadastraram na semana passada e receberam avisos das datas em que seriam vacinadas. A aplicação do imunizante acontece sempre até as 22h.

Os 30 mil voluntários do estudo são divididos em quatro partes, de acordo com a região que habitam na cidade. As outras três parcelas dos moradores receberão a vacina a partir dos dias 24 de fevereiro e 3 e 10 de março.

Pelas regras da pesquisa, todos os adultos acima de 18 anos moradores da cidade que não tenham doenças graves podem participar da imunização. Mulheres grávidas estão excluídas, pois as doses ainda não foram testadas nesse grupo.

Embora moradores e corretores de imobiliárias tenham relatado histórias de não moradores da cidade interessados em alugar imóveis para obter comprovante de residência no município, o cadastro prévio e um senso realizado no final de 2020 foram estratégicos na prevenção de fraudes. Até as 15h, o projeto funcionou com tranquilidade.


+ Cidades