Criança agitada demais? Veja 5 brincadeiras que ajudam a deixá-la mais calma

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 24 de novembro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Seus pequenos andam muito agitados ou estressados? Essas brincadeiras podem ajudar a acalmá-los de uma forma simples e gostosa

Algumas brincadeiras ajudam a liberar a energia das crianças e deixá-las mais calmas – foto Freepik

 

Talvez você já tenha notado que, depois de brincar de certas brincadeiras, as crianças liberam toda sua energia e se acalmam um pouco. E não há nada que um pai ou mãe ame mais do que ver seu filho tranquilo e sem ansiedade, não é mesmo?

O principal motivo para as brincadeiras conseguirem acalmar os pequenos é porque, à medida que as crianças se envolvem em atividades lúdicas, seus níveis de cortisol (um hormônio do estresse) tendem a diminuir.

Mas essa não é a única vantagem de certas brincadeiras para a saúde e o bem-estar das crianças.

“Além da redução do estresse, há uma série de outros benefícios, como aumento do foco e concentração, pois quando se concentram nas regras de um jogo ou em criar algo, suas mentes ficam menos propensas a divagar e se preocupar com pensamentos ansiosos”.

“Há ainda a sensação de segurança e rotina, já que as brincadeiras que acontecem em ambientes familiares e previsíveis proporcionam uma sensação de segurança e rotina que é reconfortante para as crianças”, pontua a neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto.

A especialista ressalta que brincadeiras também podem ser interessantes para melhorar a autoexpressão, já que permitem que as crianças expressem emoções de forma saudável e relaxante, e isso pode ajudá-las a liberar tensões acumuladas.

Capacidade de resolver problemas e aumento da imaginação e criatividade também são vantagens, além da promoção da calma e do relaxamento.

A seguir, Calmeto sugere cinco brincadeiras para fazer em casa com seus filhos. Confira quais são!

Andar sobre a linha

Essa é uma brincadeira muito simples e não precisa de quase nenhum material para ela. Basta usar uma fita adesiva para fazer linhas no chão, e as crianças têm que andar apenas em cima delas.

Além de muito divertido, isso ajuda a desenvolver habilidades motoras, como o equilíbrio, e cognitivas, como a concentração.

Que música é essa?

A música é muito conhecida por ser um ótimo calmante para os pequenos, além de ajudar a desenvolver o físico e o psicológico da criança. Assim, que tal uma brincadeira que conte com esse elemento?

Para isso, é só pesquisar músicas que a criança conheça no seu celular e ver em quanto tempo ela consegue adivinhar qual a canção.

Mímica

Brincar de imitar desenvolve a atenção, a estratégia motora, a classificação, a atenção visual, a memória visual e a paciência. Que tal tentar separar um tempinho para se divertir com seus filhos dessa forma?

Seu mestre mandou

É preciso pelo menos três pessoas para brincar, mas é ótima para promover a concentração e ajudar a desenvolver habilidades motoras, como consciência corporal e equilíbrio.

Para brincar, um dos participantes deve ser o mestre da vez e dizer “o mestre mandou” e uma ordem, como “pular de um pé só” ou “levantar o braço”.

Se o mestre fizer isso, todos os participantes têm que seguir a ordem, mas se o mestre não disser “o mestre mandou” antes, devem estar atentos para não obedecerem. Quem fizer ou não fizer o que o mestre mandou no momento errado perde.

Bolha de sabão

A brincadeira tão querida pelas crianças envolve foco e atenção no momento presente, sabia? Pois é! Além disso, as cores e o movimento suave das bolhas podem ter um efeito relaxante visualmente.

*Informações Alto Astral


+ Crianças