Criação do partido União Brasil terá reflexos imediatos na política de Franca

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 9 de outubro de 2021 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Partido recém-criado, da fusão do PSL e do DEM, tem dois vereadores em Franca, mas cenário pode ser alterado

Câmara de Franca

Partido recém-criado, da fusão do PSL e do DEM, tem dois vereadores em Franca, mas cenário pode ser alterado

O PSL e o DEM aprovaram, cada qual em sua convenção, a fusão das legendas e a criação e o estatuto de um novo partido, o União Brasil, que já nasce como uma potência política do país.

Ainda é necessário o aval do Tribunal Superior Eleitoral, mas efetivando a fusão, os números da nova legenda serão relevantes: 81 deputados federais, sete senadores, três governadores e expressivos R$ 160 milhões de fundo partidário.

Na Alesp, serão mais de 20 dos 94 deputados, de longe, será a maior bancada. Em Franca, o União Brasil terá dois dos 15 vereadores: Marcelo Tidy e Lurdinha Granzotte.

A legislação permite que os integrantes de partidos que passam por processo de fusão e que tem o mandato ordem trocar de legenda sem o risco de perder o cargo por infidelidade partidária.

Um vereador é praticamente certo que deixará o União, que é Marcelo Tidy. De um lado, seu partido original, pelo qual foi eleito, o DEM, estará à deriva em Franca, já que seu maior expoente, Gilson de Souza, perdeu a disputa da Prefeitura e está “de lado” no cenário.

Do outro, o PSL é comandado por João Rocha, que não tem qualquer proximidade política ou pessoal com Tidy, pelo que se percebe até aqui.

Tidy teria ainda a intenção de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Com o próprio Gilson, provável candidato, pelo DEM, e Fábinho Meirelles, do PSL, de olho na disputa também, o veredor ficará sem espaço.

Marcelo Tidy reconhece que não fará parte do União Brasil, mas afirma que não sabe em que partido se filiará. “Certeza é que PT e PSDB estão descartados”, afirma Tidy.


+ Política