CPFL identifica 812 ligações clandestinas de energia elétrica em Franca durante 2021

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Levantamento de distribuidora de energia identificou 9.050 ligações clandestinas nas cidades da região em 2021, sendo 812 apenas em Franca

Levantamento feito pela Companhia Paulista de Força e Luz ( CPFL Paulista) identificou 812 ligações clandestinas de energia elétrica em Franca, os populares “gatos”, no ano de 2021. No ano anterior, a empresa havia identificado 750 ligações clandestinas.

Além das 812 ligações clandestinas em Franca, a empresa identificou 471 “gatos” em Sertãozinho e 4.113 em Ribeirão Preto. A informação foi divulgada pelo G1 Ribeirão e Franca.

Segundo a informação, a energia recuperada representa o equivalente a 85,9 GWh, o que poderia abastecer cerca de 40 mil residências por um ano, ainda de acordo com a CPFL.

A maior eficiência das ações da empresa contra fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, nos municípios em que atua, é uma combinação de resultado dos investimentos no uso de inteligência, tecnologia e de informações que chegam ao canal de denúncias.

Segurança da população

Segundo a companhia, as inspeções para combater fraudes e furtos de energia são importantes para garantir a segurança da população.

Isso porque, ao fazer um gato na rede elétrica, o cidadão coloca em risco a casa onde mora, o comércio, a vizinhança e também o sistema elétrico.

A rede de energia segue padrões e normas de segurança para construção e manutenção, incluindo as novas ligações de energia. Somente técnicos da distribuidora podem atuar na rede.

Fazer ‘gato’ é crime

Ainda segundo a CPFL, fraudes e furtos de energia (os “gatos”) são crimes previstos no Código Penal, com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão.

A pessoa que for flagrada cometendo esse tipo de irregularidade, ainda deverá arcar com valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.


+ Energia