COVID- 19

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 21 de março de 2020 às 19:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

COVID-19 é o nome da doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2 ( Corona Virus 2 da Sindrome Aguda Grave, que recebeu esse nome por ser muito semelhante ao SARS-CoV1 – Virus da Sindrome Respiratória Aguda Grave. 

É atualmente a doença mais preocupante do mundo, por estar ocorrendo sob a forma de Pandemia, declarada pela OMS em 11/03/2020. O termo é usado para descrever um quadro epidemiológico gravíssimo, no qual uma doença infecciosa atinge milhares de pessoas, em muitos países, simultaneamente. 

Anteriormente ao Covid19, o mundo conheceu várias outras Pandemias, sendo a mais recente a do Virus influenza H1N1 da gripe suína, que em 2009 infectou milhões de pessoas pelo mundo e matou centenas de milhares.


Alguns fatores implicam na gravidade da doença –  contagiosidade muito alta do  período de incubação é bastante longo (o que explica em parte por que se espalhou mais amplamente do que os coronavírus anteriores: as pessoas que já estão infectadas podem parecer e se sentir saudáveis ​​e, portanto, não tomar nenhum remédio).

Sintomas da Covid 19 – Inicialmente são parecidos com uma gripe comum, como espirros, dor no corpo, mal estar,  cansaço, perda de apetite, febre. Nos casos mais graves surge a falta de ar, com dificuldade de respirar e consequente diminuição da oxigenação no corpo, podendo levar a desmaio e insuficiencia respiratória. Pode ocorrer tambem perda do olfato e do paladar, nauseas, vomitos.

Carga viral – (Quantidade de virus presente no corpo) Parece atingir o pico em 5 a 6 dias após o início dos sintomas;  embora algumas pessoas assintomáticas possam ter uma carga viral significativa. Isso implica que individuos aparentemente saudáveis possam estar andando livremente e espalhando o virus na comunidade que vive. Daí a necessidade das medidas preventivas de isolamento social.

Pan Y, et al. Viral load of SARS-CoV-2 in clinical samples.

Lancet Infect Dis (2020)” data-persistent=”true” data-original-title=”” title=””>

A taxa de mortalidade do COVID-19 (2% dos casos) é cerca de dez a vinte vezes maior que a da taxa de mortalidade da gripe sazonal (<0,1% a 0,2% dos casos) mortalidade de casos do COVID-19 pode diminuir à medida que mais pessoas são diagnosticadas com casos mais leves (ou podem subir ou permanecer o mesmo – as coisas podem evoluir rapidamente!).


+ Saúde