Covid ou dengue? Saiba como diferenciar os sintomas em crianças

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Covid e dengue provocam febre, dor no corpo e dor de cabeça. É preciso observar o quadro completo para fechar o diagnóstico

Covid e dengue podem ter sintomas parecidos – foto Freepik

 

A Covid e a dengue são duas doenças causadas por infecções virais. São transmitidas de formas completamente diferentes, mas se manifestam com alguns sintomas semelhantes.

Enquanto a Covid é causada pela infecção do vírus Sars-CoV-2 por vias respiratórias e gotículas aerossóis, a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

As duas doenças podem causar febre, diarreia, dor de cabeça e dor no corpo. É importante ficar atento aos demais sintomas e procurar assistência médica para ter o diagnóstico certo e a avaliação sobre o estado de saúde geral da criança.

A pediatra Nathália Sarkis, integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), explica que tanta a dengue como a Covid causam febre, diarreia, dor de cabeça e dor no corpo.

No entanto, na Covid há predominância de sintomas respiratórios. Na dengue, eles não são frequentes.

“Os casos de Covid não costumam evoluir para situações graves em crianças, mas os de dengue podem evoluir. É muito importante manter a criança hidratada na dengue. Já na Covid, o maior sinal de alerta são os desconfortos respiratórios”, explica Nathália Sarkis.

A dengue provoca uma prostração grande na criança, ela perde a vontade de fazer as coisas. E, caso manchas avermelhadas e dor abdominal apareçam, o quadro está se tornando grave e exige atenção especializada imediata.

Sintomas da Covid

Febre ou calafrios;
Tosse geralmente seca e persistente;
Cansaço;
Dor de garganta;
Dores de cabeça;
Dores musculares em todo o corpo;
Coriza;
Náusea/vômito;
Diarreia.

Sintomas da dengue

Febre alta superior a 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.

*Informações Metrópoles


+ Saúde