Covid: dois remédios já liberados são recomendados para uso em pacientes no hospital

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 16 de janeiro de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Organização Mundial de Saúde recomenda para tratar Covid dois remédios já liberados pela Anvisa para uso em pacientes no hospital

A Organização Mundial da Saúde divulgou novas orientações sobre medicamentos para tratar pacientes com covid-19.

A entidade passou a recomendar fortemente o uso do remédio baricitinibe para pessoas internadas em estado grave ou crítico. A OMS também recomendou o uso do sotrovimabe para pacientes em situação leve e moderada. O sotrovimabe é um anticorpo monoclonal – ou seja, produzido em laboratório.

Os dois medicamentos já têm uso permitido no Brasil desde setembro do ano passado, quando a Anvisa autorizou a inclusão no tratamento contra covid-19.

O baricitinibe já possuía registro no país para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave. No caso de covid-19, o remédio é indicado para adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio ou respirador.

Já o anticorpo sotrovimabe pode ser usado em caráter emergencial. A indicação é para pacientes com 12 anos ou mais que estejam com as formas leve ou moderada da doença, e com risco de agravamento. A Anvisa não recomenda o uso desses anticorpos em pacientes que precisam de oxigênio.

Nos dois casos, os remédios só devem ser aplicados em ambiente hospitalar.

(Agência Brasil)


+ zero