Covid-19 pode diminuir o tamanho do pênis? Especialistas explicam possíveis sequelas

  • Robson Leite
  • Publicado em 10 de abril de 2021 às 22:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Levantamento iniciado há sete meses foi realizado em 56 países e foi publicado na plataforma científica MedRxiv

Se já existia preocupação em ser contaminado pelo Covid-19, agora os homens tem uma dor de cabeça a mais.

Um estudo publicado recentemente pela plataforma MedRxiv causou preocupação por indicar a diminuição do pênis como uma das possíveis sequelas da Covid-19.

A pesquisa foi feita com 3.762 pacientes infectados com o novo coronavírus.

De acordo com os dados, 3% dos entrevistados relataram ter percebido uma diminuição no tamanho do órgão genital. Além disso, 15% tiveram algum tipo de disfunção sexual e 11% sentiram dor nos testículos.

No entanto, especialistas  afirmam que ainda não está comprovado que a Covid-19 diminui o membro.

A pesquisa da MedRxiv foi realizada de forma online baseada nas opiniões dos homens e, por isso, não tem comprovação científica de que tal sequela é verdadeira ou não.

Um urologista afirmou que não está provado que a Covid-19 diminui o órgão. Porém, ressaltou que a doença pode sim alterar o desejo sexual e afetar a sustentação da ereção, pois são alterações funcionais.

Segundo ele, frequentemente pacientes relatam ter a percepção de que o pênis está encurtando, quando, na verdade, não está acontecendo nada do ponto de vista médico.

“Então, tudo o que tange a sexualidade, sexo e genitália masculina tem um fator psicológico muito forte envolvido e muito subjetivo também”, explicou o urologista.


+ Comportamento