Conta de energia elétrica pode cair até 7%, diz ministro do governo Bolsonaro

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 14 de agosto de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em entrevista à CNN Brasil, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, diz que tarifa de energia pode ter redução de 7%

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou que o governo busca redução na conta de energia elétrica. Sachsida foi entrevistado pela analista de Política da CNN Brasil, Renata Agostini.

Segundo ele, a redução do ICMS, por meio da medida aprovada pelo Congresso, possibilitará, de acordo com cálculos da pasta, uma diminuição de 7% na tarifa de energia.

“A medida que tomamos com o Congresso Nacional, essas medidas diminuíram o ICMS, ou seja, a tributação da energia, mas diminuiu também a base de cálculo. O que isso quer dizer? Quando a redução da base de cálculo estiver implementada, as nossas contas sugerem uma redução de 7% na tarifa de energia”.

Questionado sobre as ações que o governo pode tomar caso não consiga chegar a um acordo sobre a implementação da medida do ICMS com os estados, o ministro afirmou que “o governo não vai forçar, mas a lei é clara, você precisa implementar essa redução na base de cálculo da tarifa de energia”.


+ Energia